Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Olinda Restaurada Guerra e Açúcar No Nordeste, 1630-1654

990 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Olinda Restaurada, de Evaldo Cabral de Mello
Informações técnicas

Autor: Evaldo Cabral de Mello
Páginas: 384
Editora: Editora 34
Primeira publicação: 1975
Ano da edição: 2007
Idioma: Português

Sinopse

Publicado pela primeira vez em 1975 e agora em versão definitiva, 'Olinda restaurada' é a peça inaugural do vasto panorama montado por Evaldo Cabral de Mello sobre a história do Nordeste açucareiro no período que se estende do século XVI ao XIX. Ao abordar os anos de dominação holandesa no Brasil (1630-1654), o autor compreende que estes foram, fundamentalmente, 'anos de guerra'. O interesse maior da questão, portanto, não está na tentativa fracassada de implantar valores europeus na colônia tropical, como querem alguns, mas sim no impacto da guerra sobre a sociedade colonial. Partindo dessa constatação, o historiador transita com grande mobilidade entre o quadro local, repleto de informações surpreendentes, extraídas do contato direto com os documentos, e o jogo mais amplo dos interesses político-econômicos das potências européias.

Historiador
Evaldo Cabral de Mello

Evaldo Cabral de Mello é um historiador, escritor, ensaista e diplomata brasileiro. Autor de diversos livros, é considerado um dos mais importantes pesquisadores do período da dominação holandesa em Pernambuco no século 17. Foi também diplomata, até se aposentar.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Holandeses no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.