Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Uma festa brasileira

278 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Uma festa brasileira, de Jean-Ferdinand Denis
Informações técnicas

Autor: Jean-Ferdinand Denis
Título original: Une Fête Brésilienne Célébrée a Rouen en 1550
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 142
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1850
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

Ferdinand Denis (1798-1890), o maior pesquisador da cultura brasileira no século XIX e autor de uma das primeiras histórias literárias do País, também contribuiu para a recuperação de documentos e de livros considerados desaparecidos definitivamente. Neste volume, Denis relata uma curiosa e histórica exibição teatral diante de Henrique II, rei da França, retratando festas e rituais indígenas. Sobre os espetáculos reproduzidos por marinheiros e por índios tabajaras e tupinambás, Denis escreve: “A vida guerreira dos índios, suas alternativas de alegria ou de terror, os incidentes que trazia o tráfico de pau-brasil, os estratagemas empregados para a caça, as danças que sucediam ao trabalho, tudo devia ser ‘ingenuamente pintado do natural’.” O livro inclui uma teogonia dos indígenas, documentos sobre a autoria do relato, notas de interesse histórico e etnográfico, e ainda os chamados Poemas Brasílicos, escritos e impressos pelo padre inaciano Cristóvão Valente em edição bilíngue (nheengatu e português). 

Fonte primária
Jean-Ferdinand Denis

Jean-Ferdinand Denis (1798-1890) foi um viajante, historiador e escritor francês especialista em História do Brasil. Foi administrador da Biblioteca de Santa Genoveva em Paris. Filho de um funcionário público que esperava que o filho seguisse a carreira diplomática, desde cedo aprendeu diversas línguas, entre elas o turco. Empreendeu viagem à América do Sul em 1816, quando teve oportunidade de conhecer e se apaixonar pelo Brasil, onde permaneceu até 1821. Sobre esta sua experiência escreveu, em parceria com o pintor Hippolyte Taunay Le Brésil, ou Histoire, mœurs, usages et coutumes des habitans de ce royaume, publicado em Paris de 1822.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Relatos de viajantes pelo Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.