Autor: Fidélis Dalcin Barbosa
Páginas: 204
Editora: Est Edições
Ano da edição: 1995
Idioma: Português
O historiador precisa reconstruir a história, analisando dados, interpretando acontecimentos, relacionando estruturas econômicas, sociais e mentais, comparando fontes e sintetizando o processo histórico. Isso porque jamais conseguiremos reconstituir a realidade histórica porque os fatos não chegam puros, as fontes documentais e bibliográficas são incompletas, falhas e não abrangem todo o fato histórico, por isso não basta reproduzir fontes. A tarefa do autor da referida obra fez uma busca da realidade através do estudo do passado realmente vivido, em que o autor analisa acontecimentos irrepetíveis com um estilo sóbrio, mas que às vezes se deixa levar pelo amor à sua terra, extravasando seu entusiasmo em palavras candentes e ritmo de linguagem.
A obra é fundamentada em copiosa bibliografia, mas o autor não confiou neste ou naquele livro, havendo dúvidas ou encontrando dados contraditórios, consultou amigos, escritores e pesquisadores do Estado e de além-fronteira. Ele solicitou auxílio, pediu dados, confirmou fontes, discutiu afirmações consagradas, buscou a verdade.
A obra está disponível no Google Books.
Fidêncio Giocondo Dalcin (1915-1997), mais conhecido pelo nome religioso Fidélis Dalcin Barbosa, foi um professor, escritor e jornalista do Rio Grande do Sul, autor de 56 livros, muitos deles sobre a História do Rio Grande do Sul. Foi correspondente e colaborador dos jornais Correio do Povo e Correio Riograndense.
Esse livro ainda não foi resenhado.