1,3 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas (org.)
Páginas: 508
Editora: Campus
Ano da edição: 1997
Idioma: Português
Obra de referência para estudiosos e profissionais de história, nela os diversos autores – professores e pesquisadores – traçam um panorama atualizado dos vários campos de investigação na área e abordam os principais conceitos e polêmicas com ênfase na discussão sobre a questão dos paradigmas. Na primeira parte, Territórios do historiador, o leitor encontra um mapeamento dos grandes campos da história: a econômica, a social, a política, a das idéias, a das mentalidades e a cultural. Na segunda, Campos de investigação e linhas de pesquisa, são focalizados campos mais específicos, como a história agrária e a urbana, e a terceira parte, Modelos teóricos e novos instrumentos metodológicos, apresenta uma seção metodológica com orientação sobre como pensar em modelos teóricos.
Ciro Flamarion Santana Cardoso (1942-2013) nasceu em Goiânia e cursou História na Universidade Federal do Rio de Janeiro, formando-se em 1965. Depois de lecionar dois anos na mesma universidade e na Universidade Católica de Petrópolis, empreendeu estudo de pós-graduação em História, concluindo em 1971 o Doutorado na Universidade de Paris X (Nanterre). Foi, em seguida, pesquisador do Programa Centro-Americano de Ciências Sociais, na Costa Risca (1971-1975) e no México (1976-1979). Algumas de suas obras incluem a série Domínios da História, A Cidade-Estado Antiga, Trabalho compulsório na antiguidade, Uma introdução à história, entre outras.
Ronaldo Vainfas (Rio de Janeiro, 1956) é um historiador e professor brasileiro. É considerado um dos principais historiadores do país. Ele é licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), onde também fez o mestrado em História do Brasil (1983). Em 1988, concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Desde 1978, é um dos professores da Universidade Federal Fluminense, onde foi um dos coordenadores da reforma curricular de uma das principais graduações em História do Brasil, e desde 1994 é professor titular de História Moderna. Em 2007, concluiu o pós-doutorado na Universidade de Lisboa.
Esse livro ainda não foi resenhado.