15,8 mil visualizações | 577 palavras | 0 comentário(s)
Hitler's Circle of Evil (O Círculo do Mal de Hitler) é uma série documental britânica com 10 episódios de 50 minutos cada, que apresenta em detalhes os nazistas que faziam parte do círculo mais íntimo de Adolf Hitler. A série está disponível na Netflix, mas você também pode assisti-la pelo Youtube gratuitamente.
Os nazistas que recebem destaque na série são Joseph Goebbels, Hermann Goring, Heirinch Himmler, Reinhard Heydrich, Martin Bormann, Albert Speer, Rudolf Hess e Ernst Rohm. Fotos deles abaixo:
A série começa com o fim da Primeira Guerra Mundial e termina com o Julgamento de Nuremberg, e a condenação dos principais oficiais nazistas. Os quatro primeiros episódios focam na ascensão do Partido Nazista, e os demais episódios mostram as conspirações e intrigas da cúpula nazista no poder e com a guerra em andamento. A série trabalha muito em cima da questão das intrigas, mostrando um cenário típico de Game of Thrones, onde todos estão contra todos e o bem da nação fica em segundo plano.
A série mantém um padrão seguido por diversos documentários: atores representam os papéis dos personagens históricos e fazem caras e bocas enquanto o narrador e especialistas no tema fazem comentários. Além disso também são apresentadas muitas fotos e imagens dos personagens reais.
Algo que também faz a série se destacar são as aparições constantes de historiadores renomados, especialistas no período, que corroboram e dão credibilidade a todas as informações que são apresentadas. Infelizmente poucos desses historiadores possuem livros publicados no Brasil.
Embora a série seja focada no círculo interno, e seja puramente narrativa, os historiadores fazem alguns comentários muito pertinentes, que normalmente são ignorados em outros documentários: como a questão do espaço vital alemão como mais um fonte de pressão para a política anti-judaica, as disputas no círculo interno que levavam os cabeças do país a pensar mais em si mesmos do que no bem da Alemanha em guerra, os motivos de Hitler para não declarar o estado de guerra (o que trouxe sérios problemas para a economia de guerra alemã e resultou na sua incapacidade de abastecer o exército em dois fronts).
E, é claro, algo que não poderia faltar em uma série com esse título, são muitos comentários sobre a vida pessoal e as inimizades dos personagens centrais do regime.
A Alemanha nazista é um dos momentos mais bem documentados da História, mas infelizmente os historiadores não citam muitas fontes para justificar os seus comentários. Acho que o documentário ficaria muito mais interessante se eles comentassem as origens das informações. Muitos dados vêm diretamente de pessoas que presenciaram os eventos, outras estão registradas em diários, documentos oficiais, cartas e há muita informação que veio direto da boca dos oficiais nazistas que sobreviveram e foram interrogados em Nuremberg.
Essas questões dificilmente são comentadas em documentários, e é o tipo de coisa que eu normalmente sinto falta. Mesmo assim, o bom uso dos especialistas chama a atenção com um ponto positivo dessa série. E você, já assistiu a essa série? Se sim, deixe sua opinião nos comentários.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.