577 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Francisco Botelho, Laura Ferrazza de Lima
Coleção: Guerras do Brasil.doc
Páginas: 224
Editora: HarperCollins
Ano da edição: 2021
Idioma: Português
“Em linguagem atraente e precisa, os autores fazem competente análise do processo político-militar e dos personagens da maior guerra travada pelo Brasil” - Francisco Doratioto, historiador.
Guerra do Paraguai é um mergulho em um dos maiores e mais famosos conflitos da história da América Latina. O escritor e jornalista José Francisco Botelho e a historiadora Laura Ferrazza de Lima desvendam interesses, personagens e conjunturas por trás dessa guerra, que, desencadeada por questões políticas complexas e agravada pelo ego de grandes líderes, foi levada a cabo por uma imensa parcela da população: de oficiais de alto escalão a soldados amadores e recém-listados. De mulheres que acompanharam seus maridos a crianças descalças. Ao conhecer os lados mais humanos e desumanos dos principais personagens, sentimo-nos diante de uma verdadeira saga, com direito a sangrentos jogos de poder, excêntricas negociações, condições de combate inacreditáveis de tão miseráveis.
Baseado na série documental Guerras do Brasil.doc, veiculada na Netflix, este poderia ser um livro de fantasia, se não fosse sobre a morte real de 370 mil pessoas, entre militares e civis brasileiros, argentinos, uruguaios e, é claro, paraguaios.
José Francisco Botelho nasceu em Bagé, em 1980. É jornalista, escritor, tradutor, crítico de literatura e cinema, havendo colaborado com diversos veículos de circulação nacional. É autor de diversas obras de ficção, além de ser especialista em tradução de poesia. Como tradutor, recebeu dois troféus Jabuti: um por sua tradução de "Contos da Cantuária" (Companhia das Letras) em 2014, e outro por sua tradução de "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, em 2017. Também traduziu "Júlio César", de Shakespeare, assim como obras de Bram Stoker, Arthur Conan Doyle e vários outros autores, para diversas editoras brasileiras. Botelho vive atualmente em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Laura Ferrazza de Lima é pós doutora em História pela UFRGS. Doutora em História pela PUC-RS com estágio doutoral na Universidade Paris I - Sorbonne, na área de História da Arte. Sua tese de doutorado foi sobre a relação entre a obra do pintor francês Antoine Watteau (1684-1721) e a moda. É colunista do blog de cultura do jornal O Estado de São Paulo: "O Estado da Arte", onde escreve sobre história das imagens, história da arte, história da moda, cinema e história.
Esse livro ainda não foi resenhado.