449 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Nelson Freire Lavenère Wanderley
Páginas: 83
Editora: Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
Primeira publicação: 1976
Ano da edição: 2017
Idioma: Português
Os fatos relacionados com o emprego dos balões de observação na Guerra do Paraguai são, até hoje, muito pouco conhecidos. Vários autores que escreveram sobre a Guerra do Paraguai, quando mencionam os balões de observação, o fazem ligeiramente e sem ressaltar o papel importante que tiveram na busca de informações sobre o inimigo, nas vésperas e durante a famosa “marcha de flanco” comandada pelo Marquês de Caxias, em junho, julho, agosto e setembro de 1867.
Para a Força Aérea Brasileira, o episódio dos balões de observação na Guerra do Paraguai adquire um significado todo especial; nele se encontram as primeiras atividades aeronáuticas exercidas por militares brasileiros; por isso, constitui o primeiro capítulo da história da Força Aérea Brasileira.
Após as pesquisas realizadas no Arquivo Nacional, no Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores, no Arquivo do Exército Brasileiro e nos arquivos da Biblioteca do Congresso, em Washington, o autor se encontrou de posse de um grande volume de interessantes dados, muitos inéditos, sobre os quatro ou cinco balões de observação que, naquela ocasião, foram adquiridos para dotar o Exército Brasileiro de meios adequados de observação aérea.
Ao resolver a publicação deste pequeno trabalho, julgamos estar prestando uma contribuição para o estudo da história do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
Nélson Freire Lavanère-Wanderley (1909-1985) foi um militar brasileiro, Ministro da Aeronáutica entre abril e dezembro de 1964 e também chefe do Estado-Maior das Forças Armadas entre 1966 e 1968.
Esse livro ainda não foi resenhado.