General Osório

A espada liberal do Império

Livros > Brasil Império  |  42 visualizações

Capa do livro General Osório, de Francisco Doratioto
Autor: Francisco Doratioto
Páginas: 262
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Militar contra a vontade, por imposição paterna e pela falta de alternativas para um garoto pobre do interior do Rio Grande, Osorio conquistou a fama, o reconhecimento nacional e até uma certa fortuna, tornando-se inclusive senador no final da vida.Neste livro, o historiador Francisco Doratioto investiga a ascensão de Osorio no contexto dos conflitos de que participou, revelando como as conturbadas relações do Império com os países vizinhos ao sul criaram as condições para que Osorio se destacasse como militar.

Por meio da sua biografia, portanto, podemos acompanhar também os conflitos e guerras travados na região, desde a Cisplatina até a guerra do Paraguai, passando pela revolução Farroupilha e pela guerra contra Oribe e Rosas. Ao fim, Doratioto apresenta não só o perfil do simples alferes que acabou por se tornar comandante do Exército brasileiro em operações no início da Guerra do Paraguai,mas também uma rica e envolvente história do Brasil e dos países do Rio da Prata.


Imagens (25)

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Francisco Doratioto

É um historiador brasileiro, especialista em história militar e das relações do Brasil com os países da América Meridional (Cone Sul: Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile). Graduou-se em história (1979) e em ciências sociais (1982) pela Universidade de São Paulo. É mestre (1988) e doutor (1997) em história das relações internacionais pela Universidade de Brasília. Foi professor da Universidade Católica de Brasília e atualmente é professor da área de História da América do Departamento de História da Universidade de Brasília. É membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; da Academia Paraguaya de la Historia, Paraguai, e da Academia Nacional de la Historia, Argentina, e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.

Veja outros livros desse autor (2)
Historiador(a)

Mais livros sobre Guerra do Paraguai

Leslie Bethell (org.)

Guerra do Paraguai - 130 anos depois

Francisco Doratioto

Maldita Guerra

Adriana Barreto de Souza

Duque de Caxias

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.