442 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Diderot, D'Alembert (org.)
Título original: Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers
Coleção: Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios
Páginas: 543
Editora: Edusp
Primeira publicação: 1751-1772
Ano da edição: 2017
Idioma: Português
O sexto volume da Enciclopédia de Diderot e d’Alembert em português – o último da coleção – reúne verbetes dedicados a questões propriamente metafísicas – afinal, a Enciclopédia é conhecida, nos dias de hoje, como uma obra de Filosofia. O pensamento do século XVIII é profundamente marcado pela presença das doutrinas e conceitos de grandes filósofos do século anterior, não somente Bacon, Newton, Locke, que os enciclopedistas reclamam como predecessores diretos de seu próprio pensamento, mas também Descartes, Malebranche, Espinosa e Leibniz. É o período dito “moderno” da história da Filosofia. Pareceu justo que a revisão crítica, pelos enciclopedistas, de doutrinas de peso tão considerável, ganhasse destaque numa coleção como esta, voltada ao público em geral e aos leitores de Filosofia em particular.
Denis Diderot (1713-1784) foi um filósofo e escritor francês. Notável durante o iluminismo, é conhecido por ter sido o cofundador, editor chefe e contribuidor da Encyclopédie, junto com Jean le Rond d'Alembert.
Jean le Rond d'Alembert foi um filósofo, matemático e físico francês que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.
Esse livro ainda não foi resenhado.