Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Introdução: Introdução ao tema

Os filósofos-reis: Capítulo sobre o que foi o iluminismo, o contexto da época, os seus primórdios e a revolução científica do século 17.

Luzes que se acendem: Sobre os dois principais nomes do iluminismo: Montesquieu e Voltaire. O autor apresenta uma biografia curta de cada um deles.

A "vanguarda" iluminada: Os Enciclopedistas, com destaque para a figura de Diderot. Sobre o iluminismo na França, Grã-Bretanha e Alemanha.

O evangelho dos novos tempos: Capítulo exclusivamente sobre Rousseau e sua obra.

Os reis-filósofos? Sobre o despotismo esclarecido e seus principais nomes: Frederico II, em especial, e Catarina a Grande.

A emancipação difícil: Conclusão com divagações gerais.

Livros   >    Idade Moderna

O Iluminismo e os reis filósofos

921 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Iluminismo e os reis filósofos, de Luiz R. Salinas Fortes
Informações técnicas

Autor: Luiz R. Salinas Fortes
Coleção: Tudo é História
Páginas: 92
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1982
Idioma: Português

Sinopse

No século 18 - em 1789, precisamente - foi proclamada em Paris a primeira "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão" da história. Se isso foi possível, foi porque houve, antes, uma mutação cultural: o "Iluminismo", também chamado "Filosofia das Luzes" ou ainda filosofia da "Ilustração". O que significou este movimento de idéias prodigioso, que acreditava profundamente na Razão humana e nos seus poderes?

Entusiasta
Luiz R. Salinas Fortes

Luiz Roberto Salinas Fortes (1937-1987) foi professor de filosofia da Universidade de São Paulo, escritor, tradutor, jornalista e filósofo. É conhecido especialmente por seus estudos sobre Rousseau.

Análise do livro
4/5 BOM

FORTES, Luiz R. Salinas. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1982.

O Iluminismo e os reis filósofos é um livro da coleção Tudo é História escrito pelo professor de filosofia Luiz Salinas Fortes, e que trata do Iluminismo que, nas palavras do autor, foi uma "mutação no plano das ideias e das mentalidades" que ocorreu na Europa no século 18. Essa série de livros produzida pela editora Brasiliense é conhecida por oferecer livros bem escritos, curtos e de caráter introdutório.

Há poucos livros sobre o tema Iluminismo lançados no Brasil, logo essa obra é muito popular e amplamente conhecida por todos que iniciam seus estudos nesse tópico.

Exibir conteúdo dos capítulos

Sobre a obra

A escrita da obra me deixou agradavelmente surpreso pela sua qualidade e leveza. O livro escrito pelo professor Luiz Fortes fornece uma boa experiência de leitura, e resume de forma muito interessante os principais pontos desse movimento fascinante que marcou a história do ocidente no século 18. Há apenas alguns trechos em que o autor entra em questões mais filosóficas, e nesses pontos eu achei a escrita um pouco mais rebuscada. Mas isso é mais um reflexo da minha dificuldade na área de filosofia do que um problema do autor.

Luiz Fortes destaca algumas personalidades em sua obra: Montesquieu, Voltaire, Diderot e Rousseau ganham várias páginas em que se discute suas ideias, suas obras e sua importância para o movimento. A Enciclopédia, grande produção em 35 volumes lançada entre 1751 e 1780, também ganha um merecido destaque.

A obra não conta com fotos dos diversos nomes do iluminismo que são citados ao longo de todo o texto, mas eu adicionei a foto de cada um deles as minhas anotações de leitura. Interessados podem conferir o link na faixa acima dessa resenha.

Como já citei, há poucos livros sobre o tema publicados no Brasil. Essa obra com certeza serve como uma introdução geral ao assunto, mas nada mais do que isso. Como o tema é muito complexo é inevitável a leitura de outras obras para uma visão mais clara do movimento, e o autor até recomenda que isso seja feito dando-se prioridade à leitura das obras dos próprios iluministas. Livros de Voltaire, Rousseau e Montesquieu são facilmente encontráveis em versões pocket ou em formato ebook. Há diversas obras desses autores traduzidas para o português, entre elas:

  • Voltaire: Cândido ou o Otimismo, Cartas Filosóficas, Tratado sobre a Tolerância, Cartas Iluministas, Dicionário Filosófico
  • Montesquieu: O Espírito das Leis, Cartas Persas
  • Rousseau: Do Contrato Social, Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, Discurso sobre as Ciências e as Artes, Emílio ou Da Educação

Boa parte dessas obras pode ser encontrada na Library Genesis.

Para os interessados em outras obras históricas sobre o Iluminismo, eu cadastrei essa semana alguns achados interessantes. Agora há uma versão em pdf do famoso livro O Homem do Iluminismo na Library Genesis. O site também conta com os seis volumes da Enciclopédia Iluminista publicados pela editora Edusp.

Nessa página você ainda encontra muitas outras informações que lhe permitirão ter uma visão mais completa da obra: acima dessa resenha você verá o link para as minhas anotações de leitura, com detalhes profundos do seu conteúdo. Você também encontrará um link para fotos da obra. O livro está disponível na Library Genesis, ou pode ser comprado pesquisando pelos links que disponibilizamos.

Resenha escrita em 02/12/2022.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Iluminismo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.