WARRY, John. As Campanhas de Alexandre 334-232 a.C. Alexandre Conquista a Ásia. Osprey Publishing: Barcelona, 2010.
A editora Osprey é reconhecida mundialmente por sua vasta coleção de obras históricas. Infelizmente a imensa maioria dessas obras está disponível apenas na versão original em inglês. Esse livro é uma das poucas obras da editora que ganhou uma versão em português de Portugal.
A leitura dessa versão do português não deve ser um grande problema para os leitores brasileiros. Há apenas alguns termos um pouco estranhos, como a palavra "ginete" para se referir a membros da cavalaria, e algumas palavras com letras sobressalentes como "optimismo" e "facto".
A obra faz parte da coleção "Grandes Batalhas", e eu logo descobri que esse título é muito apropriado, já que a única coisa que o autor faz é descrever em detalhes uma série de batalhas. Há alguns livros da coleção que são dedicados a uma única batalha, mas esse livro trabalha em cima de cinco batalhas principais: Granico, Isso, o cerco de Tiro, Gaugamela e Hidaspes.
Além de descrever em detalhes os movimentos dos exércitos durante as batalhas, com o auxílio de mapas e infográficos, o autor também descreve as táticas e a forma como cada parte dos exército (infantaria, cavalaria, tropas leves e armas de cerco) eram usadas durante as batalhas. As ilustrações do livro são belíssimas! Para quem se interessa por descrições detalhadas de batalhas parece ser um prato cheio.
Não é o meu caso, infelizmente. Fui ler a obra esperando que houvesse mais detalhes sobre a organização do exército, alistamento, treinamento, vestimentas, armas, logística, etc. Essas coisas sempre me interessaram muito mais, mas essa obra é uma completa nulidade nesse aspecto.
A editora Osprey possui outras obras que focam nessas questões, e eu farei a leitura delas nas próximas semanas e, obviamente, postarei as resenhas aqui no site.
Resenha publicada em 31/05/2019.
Escrita por
Moacir Führ
Moacir tem 35 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.