1,6 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: John Warry
Título original: Alexander 334-323 BC: Conquest of the Persian Empire
Coleção: Osprey - Grandes batalhas
Páginas: 96
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 2010
Idioma: Português
Alexandre Magno, foi, sem dúvida, um dos maiores generais de todos os tempos. Esta obra de John Warry, especialista na guerra no mundo antigo, estuda em pormenor as principais batalhas das campanhas de Alexandre. Granico, Isso, Gaugamela, Hidaspes e o complicado cerco de Tiro, todos profundamente analisados. Estes cuidadosos estudos esclarecem as táticas macedônias, em especial sobre a combinação da falange, infantaria blindada, com cavalaria rápida. Analisam-se também os homens e o equipamento do rei da Macedônia e dos seus inimigos persas, e dá-se uma visão em pormenor da vida de Alexandre e dos seus costumes militares.
WARRY, John. As Campanhas de Alexandre 334-232 a.C. Alexandre Conquista a Ásia. Osprey Publishing: Barcelona, 2010.
A editora Osprey é reconhecida mundialmente por sua vasta coleção de obras históricas. Infelizmente a imensa maioria dessas obras está disponível apenas na versão original em inglês. Esse livro é uma das poucas obras da editora que ganhou uma versão em português de Portugal.
A leitura dessa versão do português não deve ser um grande problema para os leitores brasileiros. Há apenas alguns termos um pouco estranhos, como a palavra "ginete" para se referir a membros da cavalaria, e algumas palavras com letras sobressalentes como "optimismo" e "facto".
A obra faz parte da coleção "Grandes Batalhas", e eu logo descobri que esse título é muito apropriado, já que a única coisa que o autor faz é descrever em detalhes uma série de batalhas. Há alguns livros da coleção que são dedicados a uma única batalha, mas esse livro trabalha em cima de cinco batalhas principais: Granico, Isso, o cerco de Tiro, Gaugamela e Hidaspes.
Além de descrever em detalhes os movimentos dos exércitos durante as batalhas, com o auxílio de mapas e infográficos, o autor também descreve as táticas e a forma como cada parte dos exército (infantaria, cavalaria, tropas leves e armas de cerco) eram usadas durante as batalhas. As ilustrações do livro são belíssimas! Para quem se interessa por descrições detalhadas de batalhas parece ser um prato cheio.
Não é o meu caso, infelizmente. Fui ler a obra esperando que houvesse mais detalhes sobre a organização do exército, alistamento, treinamento, vestimentas, armas, logística, etc. Essas coisas sempre me interessaram muito mais, mas essa obra é uma completa nulidade nesse aspecto.
A editora Osprey possui outras obras que focam nessas questões, e eu farei a leitura delas nas próximas semanas e, obviamente, postarei as resenhas aqui no site.
Resenha escrita em 31/05/2019.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.