Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

O Mundo Egípcio: Deuses, Templos e Faraós - Vol.2

Livros > Egito Antigo  |  950 visualizações

Salvar nos favoritos
Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

BAINES, John e MÁLEK, Jaromír. O Mundo Egípcio: Deuses, templos e Faraós. Volume 2. Rio de Janeiro: Editora Del Prado, 1996.

E eis que chega até vocês a resenha do segundo volume da obra O Mundo Egípcio, da editora Del Prado. Esse volume continua com a descrição dos sítios arqueológicos mais importantes do Egito Antigo e, posteriormente, apresenta mais alguns detalhes da vida cotidiana e da cultura dessa civilização.

Segunda Parte - Viagem Nilo abaixo

Seguimos nossa viagem pelo Nilo a partir de onde nos despedimos no volume anterior. Os autores dividem as regiões restantes em cinco partes:

  • Médio Egito
  • Mênfis
  • Baixo Egito - O Delta
  • Núbia
  • Regiões periféricas


No mapa abaixo você confere a área coberta por esse livro:

As regiões dentro dos dois círculos são objeto de análise desse livro. Os locais entre eles foram objeto de estudo do livro anterior.

Esse é o volume que trata da cidade de Amarna (capital de Akhenaton), das pirâmides, da necrópolis de Mênfis em Gizé, Saqqara e Abusir. O livro realmente dedica muitas páginas à questão dos túmulos reais e apresenta descrições desses grandes complexos funerários.

Os autores também dedicam quatro páginas totalmente ao tema das pirâmides, incluindo uma lista de todas as pirâmides reais que se conhecem até hoje no Egito: são mais de 30! Muitas delas inacabadas ou completamente destruídas. Uma atenção especial foi dada à Saqqara e Gizé, as duas maiores necrópolis do Reino Antigo.

De modo geral os autores seguem o mesmo modelo descritivo apresentado no primeiro volume. A única diferença é que essas regiões estão menos conservadas, devido ao solo úmido da região do Delta, a maior parte dos sítios arqueológicos do norte está em péssimas condições em comparação com os sítios do sul. Isso torna a leitura menos interessante.

A região da Núbia é descrita rapidamente e duas páginas são dedicadas aos oásis egípcios e a Península do Sinai.  Todas as informações são extremamente superficiais.

Terceira Parte - Aspectos da sociedade egípcia

Essa parte da obra possuí cerca de 35 páginas, nas quais muitas fotos ilustram como era a vida do povo no Egito Antigo. Os autores apresentam rapidamente os seguintes temas: quintas e vinhas, a vida doméstica, a caça e pesca, gados e pastores, comércio e ofícios.

Há seções especiais dedicadas aos Escribas e Escrita, O Exército, As Mulheres na Sociedade, e uma seção final, bem maior, dedicada a Religião.

A seção sobre a Religião é bem interessante, mas as demais são muito curtas e simplistas, cheias de generalizações. A seção sobre a escrita hieroglífica chama atenção por ser bastante confusa e desorganizada. Parece que os autores tiveram uma certa preguiça de montar um texto que fosse coerente, então diversos parágrafos isolados foram atirados ao redor de várias ilustrações, tentando explicar conceitos relativamente complexos e falhando miseravelmente.

Comentários finais

Concluindo posso dizer que a obra é interessante, principalmente por ser um guia de referência para os sítios arqueológicos do Egito Antigo. Estudantes que queiram se especializar no tema podem achar essa parte da obra relativamente útil. Para o público geral e para aqueles que só querem um bom livro de História do Egito Antigo, essa talvez não seja a melhor obra. Embora ela seja altamente ilustrada, o seu conteúdo é muito pobre e a leitura é, em vários momentos, bastante cansativa.

O livro termina com um Glossário de termos, uma Lista de referência para as ilustrações, Bibliografia e Índice Remissivo. Esse índice chama a atenção por ter uma fonte ainda menor do que a do livro e por ser muito ineficiente, dificultando a pesquisa.

Resenha publicada em 06/01/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

John Baines

John Baines é um egiptólogo e professor emérito da Universidade de Oxford.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Jaromír Málek

Jaromír Málek é um historiador especilista em Egito Antigo com livros publicados sobre temas diversos, tais como: a arte egípcia, os gatos no Egito Antigo, os tesouros de Tutancâmon, etc.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Egito Antigo

Cristina Vieira

Egito: O Poder dos Faraós

Claude Traunecker

Os Deuses do Egito

Anne Millard

Povos do Passado: Os Egípcios

Christian Jacq

O Egito dos grandes Faraós: História & Lenda

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL