Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

José Bonifácio

237 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro José Bonifácio, de Miriam Dolhnikoff
Informações técnicas

Autor: Miriam Dolhnikoff
Coleção: Perfis Brasileiros
Páginas: 308
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 2012
Ano da edição: 2012
Idioma: Português

Sinopse

Neste volume da coleção Perfis Brasileiros, Miriam Dolhnikoff realiza um retrato abrangente de José Bonifácio de Andrada e Silva, figura central para o processo de Independência do Brasil.

Entre a destacada produção acadêmica da historiadora e professora Miriam Dolhnikoff contam-se diversos livros, capítulos e artigos dedicados aos primeiros anos da Independência. Em suas pesquisas sobre aquele período capital da formação do país, Dolhnikoff tem privilegiado os mecanismos de organização institucional do Estado brasileiro. Neste volume, a autora retrata um dos personagens mais importantes dos acontecimentos que levaram à emancipação política do Brasil, bem como de seus primeiros momentos como nação independente: José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838).

Político, cientista, poeta e advogado paulista, Bonifácio foi o todo-poderoso ministro de d. Pedro I até 1823, além de, após a Abdicação, tutor do futuro d. Pedro II. Foi o principal idealizador de nossas primeiras instituições políticas, incluindo grande parte da Constituição imperial de 1824. Um dos responsáveis pela manutenção da unidade do Império recém-nascido e por seu reconhecimento internacional, também foi um cientista de renome na Europa e um intelectual refinado, influenciado pelas ideias renovadoras dos philosophes franceses.

Herói da pátria, Bonifácio possui, entretanto, uma biografia repleta de passagens ainda pouco conhecidas. Neste livro rigoroso e abrangente, que já desponta como referência sobre a trajetória do biografado, as facetas de cientista, poeta e revolucionário - Bonifácio combateu as tropas napoleônicas durante sua estada em Portugal - ajudam a esclarecer a atuação política do "patriarca da Independência" ao longo dos anos decisivos da fundação do Brasil.

Historiador
Miriam Dolhnikoff

Miriam Dolhnikoff possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, organização institucional do Estado, parlamento.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre José Bonifácio de Andrada e Silva
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.