229 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Hilda Agnes Hübner Flores, Silvio Aloysio Rockenbach
Páginas: 72
Editora: Corag
Ano da edição: 2004
Idioma: Português
Esse pequeno relato permitirá conhecer um pouco da história e passagens pitorescas daquela que com certeza foi uma grande aventura: a imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Cursou Serviço Social, Filosofia e Mestrado em História, todos pela PUC-RS, onde também lecionou. É tradutora e ensaísta. Aposentada, dedica-se à pesquisa de assuntos imigratórios e temática de gênero e é autora de diversas obras sobre a História do Rio Grande do Sul e dos imigrantes. Presidiu a Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e o Círculo de Pesquisas Literárias RS e foi vice-presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/RS). É membro da Academia Internacional de Lexicografia, do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Tem diversas colaborações na imprensa e tem participação em mais de sessenta coletâneas e obras coletivas nacionais e internacionais. É casada com o historiador Moacyr Flores.
Silvio Aloysio Rockenbach (?-1923) foi uma das figuras mais empenhadas em favor do legado cultural advindo da imigração alemã e na promoção de pontes culturais com a Alemanha, o redator e radialista era conhecido pelo programa AHAI – A hora Alemã intercomunitária, que ia ao ar em mais de 20 emissoras de rádio do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Jornalista de longa e larga experiência, Rockenbach foi correspondente da Radio Guaíba, do Correio do Povo, da editora Abril, entre outros meios de comunicação. Se formou em jornalismo na Alemanha, em Köln, onde também foi redator da Deutsche Welle. Posteriormente, foi assessor de imprensa do Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre até a aposentadoria. Ainda, no tempo de atividades no Consulado, criou o site brasilalemanha.com.br e se tornou referência quando o assunto era cultura alemã, pois contribuiu de forma significativa para a divulgação da história da Imigração Alemã no Brasil, que completa 200 anos em 2024.
Esse livro ainda não foi resenhado.