Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

O biênio 1824/25 da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul (Província de São Pedro)

538 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O biênio 1824/25 da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul, de Carlos H. Hunsche
Informações técnicas

Autor: Carlos H. Hunsche
Coleção: Biênio da Colonização e Imigração
Páginas: 213
Editora: A Nação/Instituto Estadual do livro
Primeira publicação: 1975
Ano da edição: 1975
Idioma: Português

Sinopse

Essa obra constitui pesquisa original resultante de prolongadas e pacientes buscas em registros e arquivos, caracterizando-se pela rigorosa fundamentação científica e pela análise crítica de todos os dados encontrados. Através do estudo das bases para a imigração alemã no Brasil, dos primeiros ensaios da colonização alemã, do papel do major Schaeffer, de relatórios, listas e estatísticas referentes à vinda das onze primeiras levas de colonos, o autor consegue corrigir uma série de inexatidões que se transmitiram até hoje, sem maior exame, de historiador em historiador. Assim, o volume enriquecido ainda de tabelas, ilustrações, facsímiles, dados genealógicos referentes aos primeiros 1027 imigrantes alemães e farta documentação bibliográfica, constituirá indispensável instrumento de trabalho para todos os que desejam estudar os primórdios da colonização alemã no Rio Grande do Sul.

Carlos Henrique Hunsche

Carlos Henrique Hunsche nasceu em 1913. Estudou Teologia em Leipzig e doutorou-se em Filosofia e Letras em Berlim, Alemanha. Durante a Segunda Guerra estabeleceu-se como comerciante em Buenos Aires e depois retornou ao Rio Grande do Sul. Interessado nos mais variados aspectos culturais da humanidade, foi autor de diversos ensaios sobre assuntos históricos e sociais, principalmente genealógicos e referentes à colonização e imigração alemã. Estudou profundamente a imigração alemã no Rio Grande do Sul, sendo autor de duas obras fundamentais sobre o assunto: Biênio 1824/25 da Imigração e Colonização Alemã no RS e O Ano 1826 da Imigração e Colonização Alemã no RS . Faleceu antes de poder completar a série de livros com "O Quadriênio 1827-1830 da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul" que depois de vários anos foi finalizada por sua viúva, Maria Astolfi, com auxílio de sócios do Ingers.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Imigrantes no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.