Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Dos cafezais nasce um novo Brasil

48 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Dos cafezais nasce um novo Brasil, de Ricardo Bueno, Voltaire Schilling
Informações técnicas

Autor: Ricardo Bueno, Voltaire Schilling
Coleção: A história da economia brasileira
Páginas: 128
Editora: Quattro Projetos
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

O livro conta um pouco da origem do café, mostrando a importância do grão para a civilização humana. Conta também como a bebida extraída do café influenciou a sociedade europeia, através do surgimento das cafeterias, que podemos entender como uma modernização das tavernas,  e demonstra que o hábito de consumir a bebida influenciou a origem do pensamento iluminista durante o século 18.

A história da economia brasileira, que recebeu as benesses do café, originando um dos principais ciclos econômicos de nossa pátria, é o alvo principal da publicação. Várias abordagens são propostas, como as políticas de controle da comercialização do produto beneficiado e o grande movimento migratório que incorporou aos brasileiros populações vindas da Europa, ganham destaque na concepção da obra.

Textos de Ricardo Bueno e Voltaire Schilling.

Historiador
Voltaire Schilling

Voltaire Schilling (1944-2022) foi um professor e historiador brasileiro. Formou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde mais tarde passou a dar aulas. Lecionou há mais de 30 anos em vários estabelecimentos de ensino e realizado grande quantidade de palestras. Foi diretor do Memorial do Rio Grande do Sul e tem em seu currículo 16 livros e mais de 50 trabalhos menores.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Café no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.