3,7 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Giovanni Garbini
Título original: Landmarks of the World's Art: The Ancient World
Coleção: O Mundo da Arte
Páginas: 176
Editora: Encyclopaedia Britannica do Brasil
Ano da edição: 1978
Idioma: Português
Giovanni Garbini (1931-2017) foi um orientalista italiano. Trabalhou como professor universitário nas instalações do Instituto Universitário Oriental de Nápoles (agora Universidade Oriental de Nápoles), na Scuola Normale di Pisa e finalmente na Universidade de Roma "La Sapienza" (hoje Sapienza Universidade de Roma) até sua aposentadoria. Giovanni Garbini foi membro da Academia Nazionale dei Lincei desde 1990 e membro da Fundação Leone Caetani de Estudos Muçulmanos.
GARBINI, Giovanni. O Mundo da Arte: Mundo Antigo. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1978.
Esse é o segundo livro da série Mundo da Arte, uma coleção escrita por grandes especialistas em História da Arte da Europa e dos Estados Unidos. Os livros que compõe a série são os seguintes: A Arte Pré-Histórica e Primitiva, Mundo Antigo, Antiguidade Clássica, Cristandade Clássica e Bizantina, Mundo Islâmico, Mundo Oriental, Mundo Medieval, O Renascimento, O Barroco, Arte Moderna.
Esse livro trabalha em cima de dois temas principais: a arte na Mesopotâmia (61 páginas) e a arte no Egito Antigo (56 páginas), mas também há um grande capítulo (com 41 páginas) dedicados as "Áreas periféricas" que apresenta as contribuições artísticas da Palestina, Anatólia, Irã, Civilização Hitita, Mitanni, Fenícia, Persa e outras. Para mais detalhes confira a foto do índice do livro, na galeria acima.
O livro é altamente ilustrado. A maior parte das fotos é em preto-e-branco e aparece ao lado dos textos. Entretanto, espalhados ao longo do livro, estão cinco galerias com fotos coloridas, que ocupam a página inteira e permitem ter uma visão mais detalhada das grandes obras de arte do período.
Todo capítulo começa com um resumo rápido da organização político-social do povo tema. A obra analisa o formato, os materiais e o tipo de arte de cada uma das civilizações, de forma cronológica (das mais antigas para as mais recentes), mostrando o desenvolvimento da arte e os ideiais que o estimularam.
Os textos são técnicos, embora utilizem uma linguagem simples. Infelizmente, mesmo sendo um livro com muitas ilustrações, várias obras citadas nos textos não aparecem nas ilustrações desse volume. O que é uma pena.
O autor faz uma análise geral do desenvolvimento artístico, e cita imagens que foram mostradas várias páginas na frente, ou serão mostradas nas páginas seguintes, o que obriga o leitor a ficar constantemente pulando de uma página pra a outra, para poder visualizar as características descritas pelo autor.
Acredito que a obra seria mais interessante se fosse focada nas obras, e estimulasse mais o leitor a ver com seus próprios olhos as características que estão sendo descritas. Do jeito que está parece que as obras apenas possuem um caráter ilustrativo, e não contribuem tanto quanto poderiam para reforçar os argumentos do autor.
Apesar de tudo isso, essa é a melhor obra que já encontrei a tratar do tema da arte no antigo Oriente Médio. Já havia feito a leitura do livro Como reconhecer a arte Mesopotâmica, que também faz parte de uma coleção sobre a arte, e posso dizer sem medo, que essa obra de Giovanni Garbini é muito superior. Não só por apresentar uma explicação muito mais profunda e interessante, mas por exibir um número muito maior de exemplos e ilustrações dos temas discutidos.
Essa é uma obra que pode ser de grande valia para os estudantes de História que tem um desejo de saber mais sobre a História da arte.
Resenha escrita em 03/11/2018.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.