Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Egito Antigo

Egito: O Poder dos Faraós

1,3 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Egito: O Poder dos Faraós, de Cristina Vieira
Informações técnicas

Autor: Cristina Vieira
Páginas: 82
Editora: Escala
Ano da edição: 2000
Idioma: Português

Sinopse

A palavra faraó vem do egípcio e quer dizer: o grande domínio. Na prática, durante milhares de anos o termo adquiriu amplos significados. Principalmente relacionados às suas funções Divinas. Figura máxima do poder Imperial, o Faraó se tornou um intermediário entre os mortais e as divindades. Conheça tudo sobre a história dos Faraós e suas mais importantes realizações.

Análise do livro
1/5 PÉSSIMO

VIEIRA, Cristina. Egito: O Poder dos Faraós. Rio de Janeiro: Escala, 2000.

Esse livro faz parte da série "Culturas, História & Mitos", publicada pela Escala, uma editora muito mais voltada para a publicação de revistas do que propriamente de livros.

Alguns de vocês devem estar se perguntando, porque eu ainda perco tempo fazendo resenhas para livros tão ruins. Eu mesmo tento me convencer da utilidade disso. Entretanto, no mundo atual, onde a maior parte das compras de livros são feitas pela internet, é comum surgirem dúvidas. Muitas vezes quando nós, apaixonados por História, estamos pesquisando por livros, ficamos cheios de incertezas: "Esse livro está barato, mas como será que ele é?" ou "Esse livro parece interessante, mas eu nunca ouvi falar desse autor!". 

A seção Livros desse site tem por objetivo ajudar os apaixonados por História. Contribuir para que todos nós não desperdicemos nosso dinheiro com livros ruins. Aqui o objetivo é apresentar obras para louvá-las, ou para impedir que outros estudantes percam seu tempo com livros que nada tem a lhes acrescentar.

Dito isso, chega de conversa e vamos para a resenha:

Essa é uma obra voltada para um público iniciante. Qualquer pessoa que já tenha saído do Ensino Médio dificilmente tirará qualquer proveito desse livro.

O volume é cheio de generalizações. 90% dele é ocupação por uma história política, onde são narrados os eventos mais importantes de cada período. No final, alguns comentários sobre o harém e os poderes do rei e sua sucessão. Absolutamente nada sobre a vida do povo e sobre a religião. A mitologia , aparentemente, ficou reservada para o volume 5,  Egito: Terra dos Deuses. Como se um livro desses já não fosse o bastante!

Essa obra se destaca por sua ruindade, e o seu pequeno tamanho não é uma justificativa. Há muitos livros interessantes com menos de 100 páginas. Essa obra é simplesmente descartável.

Algo que me chamou muito atenção nesse exemplar foi a parte relativa ao Reino Novo, onde a autora fala da história de Moisés e da escravidão dos hebreus no Egito como se essa fosse uma História real, sem qualquer espécie de questionamento. Como se eu já não estivesse desapontado o suficiente com a livro.

Esse exemplar, não só possuí um conteúdo desprezível, mas também é feito com um material de péssima qualidade. Quando abri o livro para tirar as fotos que ilustram essa página, a obra rachou em diversos pedaços.

Tentei descobrir quem é a autora Cristina Vieira, mas tive pouca sorte. Não sei se é uma professora de História ou uma jornalista. Através de algumas pesquisas na internet descobri que ela também é autora de outros livros da coleção, que falam sobre gregos, romanos, astecas, chineses, etc.

Resenha escrita em 09/01/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Egito Antigo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.