Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

Como seria sua vida na Grécia Antiga?

2,8 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Como seria sua vida na Grécia Antiga?, de Fiona MacDonald
Informações técnicas

Autor: Fiona MacDonald
Título original: How Would You Survive As an Ancient Greek?
Coleção: Como seria sua vida
Páginas: 48
Editora: Scipione
Ano da edição: 2001
Idioma: Português

Sinopse

Como é que os antigos gregos passavam seus dias? Como cultivavam azeitonas e construíam cidades? Como estabeleceram a democracia? Por que tinham tanto orgulho de sua civilização? De que forma ficamos sabendo a respeito de seu modo de vida? Esse livro resgata as diversas manifestações do cotidiano humano na Grécia Antiga.

Historiador
Fiona Macdonald

Fiona MacDonald estudou história na Universidade de Cambridge e na Universidade de East Anglia. Ela ensinou em escolas e universidades, e é a autora de inúmeros livros para crianças sobre temas históricos.

Análise do livro
4/5 BOM

MACDONALD, Fiona. Como seria sua vida na Grécia Antiga? São Paulo: Scipione, 2001.

Normalmente os livros de História chamam de Grécia Antiga o período que vai do surgimento da civilização Minóica (na ilha de Creta) por volta do segundo milênio a.C., até a conquista romana da Grécia em 146 a.C. Mas, para a maioria das pessoas, o termo Grécia Antiga evoca imagens do chamado período Clássico, que assistiu ao auge das pólis, da filosofia, da arte e do teatro, especialmente na cidade Atenas. Esse livro se dedica justamente a esse período, e a cidade de Atenas parece ser a referência principal para a maior parte das ilustrações.

A obra é dedicada ao público infanto-juvenil e visa mostrar, através de exemplos, como era a vida cotidiana dos antigos gregos, e quais eram os dilemas, prazeres e dificuldades enfrentadas por esse povo.

O livro é todo apresentado em uma linguagem direta, colocando o leitor como figura central do processo histórico, utilizando frases do tipo "Se você for um artesão de uma cidade, pode morar numa casa como esta...", "Como convidado você pode esperar uma refeição deliciosa...", "Como cidadão, seu dever era lutar para defender sua terra natal...."

Cada capítulo possuí duas páginas e apresenta um aspecto da vida cotidiana. O livro é amplamente ilustrado e têm uma quantidade gigantesca de informações, com colunas laterais e faixas inferiores apresentando tópicos relacionados ao tema central. Um exemplo: no capítulo sobre a guerra (Na guerra quem seriam seus inimigos?) as faixas laterais apresentam desenhos e textos sobre "Treino para a Guerra", além de diversas ilustrações que dão suporte ao texto principal.

É claro que a obra possui muitas generalizações, algo completamente natural em um livro tão curto, e há inclusive alguns erros históricos resultantes disso. Mas essa obra não visa formar especialistas, é um livro para iniciantes e fornece uma boa referência visual sobre a civilização grega do período clássico.

Resenha escrita em 04/04/2022.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Grécia Antiga
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.