Autor: Jacqueline Morley
Título original: How would you survive as an Ancient Egyptian?
Coleção: Como seria sua vida
Páginas: 48
Editora: Scipione
Ano da edição: 2002
Idioma: Português
Como é que faraós, sacerdotes, camponeses e escravos passavam seus dias? De que maneira lidavam com a dor de dente? Por que as mulheres egípcias raspavam as sobrancelhas? E como sabemos sobre seu modo de vida? Esse livro resgata as diversas manifestações do cotidiano humano no Antigo Egito.
Formou-se na Faculdade de Somerville, Oxford. Lecionou inglês e história e agora trabalha como tradutora freelance e escritora. Escreveu ficção e não-ficção histórica para crianças e tem um interesse especial pela história da vida cotidiana.
MORLEY, Jacqueline. Como seria sua vida no Antigo Egito? São Paulo: Scipione, 2002.
A história do Egito é milenar. Normalmente chamamos de Egito Antigo o período que vai da unificação do Egito, por volta de 3100 a.C., até a morte de Cleópatra em 30 a.C. Ao longo de todos esses séculos o Egito passou por diversas transformações, por isso é sempre importante definir qual o período da História Egípcia que está sendo tratado quando se fala de "Antigo Egito". Essa obra se limita a apresenta o Egito durante o Novo Império (cerca 1550-1070 a.C), conforme esclarecido pela autora na página 6.
A obra é dedicada ao público infanto-juvenil e visa mostrar, através de exemplos, como era a vida cotidiana dos antigos egípcios, e quais eram os dilemas, prazeres e dificuldades enfrentadas por esse povo.
O livro é todo apresentado em uma linguagem direta, colocando o leitor como figura central do processo histórico, utilizando frases do tipo "Esse é tipo de casa em que você moraria...", "Se você ficasse doente...", "Quer seus pais fossem ricos, quer fossem pobres, você teria...."
Cada capítulo possuí duas páginas e apresenta um aspecto da vida cotidiana. O livro é amplamente ilustrado e têm uma quantidade gigantesca de informações, com colunas laterais e faixas inferiores apresentando tópicos relacionados ao tema central. Um exemplo: no capítulo sobre agricultura (Vivendo como um agricultor) as faixas laterais apresentam desenhos e textos sobre a vida de "Um Proprietário de terras", "O Ano na Fazenda" e a vida de "Um agricultor pobre", além de diversas ilustrações que dão suporte ao texto principal.
É claro que a obra possui muitas generalizações, algo completamente natural em um livro tão curto, e há inclusive alguns erros históricos resultantes disso. Mas essa obra não visa formar especialistas, é um livro para iniciantes e fornece uma boa referência visual sobre a civilização egípcia.
Resenha escrita em 04/04/2022.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.