Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

The Greek and Persian Wars 499–386 BC

1,6 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro The Greek and Persian Wars 499–386 BC, de Philip de Souza
Informações técnicas

Título traduzido: As Guerras Greco-Persas 499-386 a.C.
Autor: Philip de Souza
Coleção: Osprey - Essential Histories
Páginas: 96
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 2003
Idioma: Inglês

Sinopse

Este livro cobre um dos períodos definidores da história européia. A série de guerras entre os gregos clássicos e o Império Persa produziu as famosas batalhas de Maratona, Termópilas e Salamina, bem como uma tentativa malfadada de derrubar o rei persa em 400 a.C, o que ajudou a inspirar as conquistas de Alexandre, o Grande. Contar a história desses momentosos acontecimentos, das vidas de grandes homens e mulheres, das sociedades e culturas que os produziram, e explicar como e por que entraram em conflito foi o objetivo de Heródoto, o Pai da História, cujo relato das guerras é nossa principal fonte e o primeiro livro a ser chamado de "história".

Historiador
Philip de Souza

Dr. Philip de Souza é um historiador galês nascido em 1964. Estudou História e Clássicos no Royal Holloway College, em Londres. Ele é o autor de diversos livros e artigos sobre a História Greco-Romana. Também é autor de O Mar na História: O mundo antigo, Piratas no Mundo Greco-Romano (ambos inéditos no Brasil) e diversas outras obras sobre a guerra na antiguidade clássica.

Anotações de leitura do livro Análise do livro
4/5 BOM

SOUZA, Philip de. The Greek and Persian Wars 499-386 BC. Oxford: Osprey Publishing, 2003.

Esse livro faz parte da coleção Histórias Essenciais (Essential Histories) da editora Osprey, que visa apresentar relatos dos principais conflitos militares da História, escritos por especialistas da área. Essa é uma obra ainda inédita no Brasil, como a maioria dos livros da editora Osprey. Algumas obras da editora foram lançadas em Portugal, tais como Termópilas, Maratona e outras. São exemplares que ainda iremos resenhar e adicionar ao site.

Neste livro o autor apresenta as guerras entre as cidades gregas e o império persa que ocorreram no século 5 a.C. As famosas Guerras Médicas foram conflitos que começaram com as revoltas na Jônia em 499 e terminaram em 449 a.C, quando foi assinada a famosa Paz de Cálias. As relações entre gregos e persas, no entanto, permaneceram tensas. No título da obra o autor faz referência ao ano de 386 a.C., que foi a data da assinatura de um novo tratado chamado A Paz do Rei, que estabeleceu uma trégua nas hostilidades entre persas e espartanos.

De qualquer forma, é importante deixar claro que esse livro se foca no período das Guerras Médicas (499-449 a.C.), dando destaque para as revoltas na Jônia, a primeira invasão e a batalha de Maratona, e a segunda invasão e as batalhas de Termópilas, Artemísio, Salamina, Platéia e Mícale.

A obra conta com vários mapas, esquemas explicativos de batalhas e fotografias que mostram vasos, estátuas e outras representações que época. O autor também disponibiliza, ao final da obra, suas fontes bibligráficas e um índice remissivo. O livro peca apenas nas referências das fotos.

O livro tem apenas 96 páginas, mas não se deixe enganar pelo tamanho. São 96 páginas dedicadas a um único conflito. A maior parte dos livros que tratam da Grécia Antiga dedicam apenas 1 ou 2 páginas as Guerras Médicas. E livros totalmente dedicados a esse tema são raros (veja a obra Fogo Persa).

Essa obra apresenta o conflito com muitos detalhes, relatos de acontecimentos interessantes e, o mais importante, o autor faz o seu papel de historiador e apresenta críticas de fontes. Como sabemos, Heródoto é a principal fonte sobre as Guerras Médicas. Ao longo do livro, o autor faz muitas críticas e analisa com cuidado as afirmações do "pai da História".  Philip de Souza também faz uma análise importante dos números dos exércitos e da marinha de ambos os lados do conflito.

Abaixo você confere o índice da obra, e um pequeno resumo dos conteúdos trabalhados:

O índice da obra.

A obra começa com um relato das Revoltas na Jônia e como o envolvimento de Atenas e Erétria chamou a atenção dos persas para a região. Depois o autor segue com uma história do império persa, desde o surgimento com Ciro até o reinado de Dario, dando destaque para o aspecto militar; para então apresentar um pequeno histórico e a situação política de Atenas e Esparta antes do conflito.

A primeira expedição de Dario à Grécia é apresentada dando um grande destaque para a batalha de Maratona, que é analisada a partir de mapas esquemáticos.

Com a morte de Dario, o novo rei Xerxes preparou uma nova invasão que começou em 480, quando os persas atravessaram o Helesponto. A preparação dos gregos para a batalha de Termópilas e Artemísio é descrita em detalhes. O autor segue com o relato da derrota grega, a evacuação de Atenas e a batalha de Salamina. A difícil situação política da Grécia após essas batalhas, e as discussões entre atenienses e espartanos por uma estratégia conjunta, levam à batalha de Platéia e Mícale.

Todas as batalhas são descritas vividamente pelo autor, com as discussões políticas que as antecedem, as estratégias no campo de batalha e as suas consequências.

Nessa parte do livro o autor faz um parênteses e apresenta alguns relatos interessantes: a história de Aristodemo de Esparta, um dos sobreviventes das Termópilas, a influência do conflito no teatro grego, a história de Demokedes (médico grego que trabalhou na corte persa), e Demarato (um exilado de Esparta que auxiliou na invasão de Xerxes).

O livro termina com alguns comentários rápidos sobre a Liga de Delos, a tomada da iniciativa dos gregos contra os persas, a guerra do Peloponeso e as relações entre gregos e persas em meados do século 4.

Resenha escrita em 17/04/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Guerras Greco-pérsicas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.