Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

The Wars of Alexander the Great 336-323 BC

Livros > Grécia Antiga  |  326 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro The Wars of Alexander the Great 336-323 BC, de Waldemar Heckel
Título traduzido: As Guerras de Alexandre o Grande 336-323 a.C.
Autor: Waldemar Heckel
Coleção: Osprey - Essential Histories
Páginas: 95
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 2002
Idioma: Inglês
Skoob: Acessar

Sinopse:

A era de Alexandre e sua conquista do Império Persa ou "Aquemênida", que existiu por mais de dois séculos, representa um divisor de águas na história do mundo. Este livro oferece uma visão fascinante sobre as conquistas de um dos maiores generais já conhecidos. As conquistas de Alexandre são de profundo significado. Ao aperfeiçoar as novas armas e táticas desenvolvidas por seu pai, Filipe II, e combiná-las com o uso de unidades especializadas e avanços na guerra de cerco, Alexandre permitiu que o reino macedônio se movesse para além das restrições dos exércitos das Cidades-Estado para o palco da conquista do mundo.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

HECKEL, Waldemar. The Wars of Alexander the Great 336-323 BC. Osprey Publishing: Oxford, 2002.

Esse é mais um livro que faz parte da coleção Histórias Essenciais (Essential Histories) da editora Osprey, que visa apresentar relatos dos principais conflitos militares da História, escritos por especialistas da área. Essa é uma obra ainda inédita no Brasil, como a maioria dos livros da editora Osprey.

O livro apresenta a história das Guerras de Alexandre e da construção do Império Macedônio, um dos maiores da antiguidade, e que teve vida curta, menos de 10 anos depois da convulsão causada pela morte de Alexandre, o Grande.

O índice da obra.

A história das guerras entre Macedônia e Pérsia começa apenas na página 35 do livro, antes disso o autor descreve a situação da Grécia antes e durante a ascensão de Filipe III (pai de Alexandre), e faz uma apresentação das tropas macedônias e aliadas, e das forças persas. Todo um capítulo é dedicado à ascensão de Alexandre ao poder, à repressão aos outros candidatos ao trono e às rebeliões na Grécia.

O livro não traz muitos detalhes sobre táticas ou descrições de batalhas, o autor até chega a citá-las mas não entra em detalhes, um ponto positivo. Pessoalmente, acho esse tipo de descrição um pouco entediante.

O capítulo dedicado às conquistas, que vai da página 35 a 71, conta em detalhes as batalhas e a situação política/militar que levaram a derrota dos persas e conquista das satrápias orientais, desde a passagem pelo Helesponto em 334 até os casamentos de Susa em 324 a.C.

Nos capítulos finais, o autor conta alguns detalhes das guerras, como história dos generais Parmênion e Filotas, a situação internacional no ocidente com a ascensão de Roma e Cartago, o caso do tio de Alexandre (Alexandre I, rei de Epiro), a história de Calístenes (sobrinho de Aristóteles, historiador, propagandista e correspondente de guerra), e o papel dos atores, atletas e prostitutas na corte móvel do rei Alexandre, o Grande. O livro acaba com alguns comentários rápidos sobre a morte de Alexandre e a luta entre seus sucessores.

Essa é uma obra simples, um livro introdutório sobre o tema. O autor realmente não vai tão fundo assim, e a maioria dos temas é trabalhada muito rapidamente.  O livro conta com muitos mapas e até alguns esquemas mostrando os estágios das batalhas mais importantes, embora eles sejam um pouco confusos e a explicação seja ruim.

Muitas fotos ilustram o livro, no entanto, como esse é um período marcado pela escassez de registros iconográficos, o autor utiliza muitas fotos de pinturas produzidas séculos após os eventos, e que por isso pouco contribuem para a compreensão do tema.

Indico a leitura apenas para àqueles que estejam iniciando seus estudos nesse tema.

Resenha publicada em 05/06/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Waldemar Heckel

Professor de História Antiga na Universidade de Calgary. Suas publicações incluem numerosos artigos sobre a história de Alexandre, o Grande, além de "Os Últimos Dias e Testamentos de Alexandre, o Grande" (Stuttgart, 1988) e "Os Marechais do Império de Alexandre" (Londres, 1992).

Historiador(a)

Mais livros sobre Alexandre o Grande

Philip Freeman

Alexandre o Grande

Nicholas Sekunda

The Army of Alexander The Great

Peter Green

Alexandre O Grande e o período helenístico

Johann Gustav Droysen

Alexandre o Grande

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL