HECKEL, Waldemar. The Wars of Alexander the Great 336-323 BC. Osprey Publishing: Oxford, 2002.
Esse é mais um livro que faz parte da coleção Histórias Essenciais (Essential Histories) da editora Osprey, que visa apresentar relatos dos principais conflitos militares da História, escritos por especialistas da área. Essa é uma obra ainda inédita no Brasil, como a maioria dos livros da editora Osprey.
O livro apresenta a história das Guerras de Alexandre e da construção do Império Macedônio, um dos maiores da antiguidade, e que teve vida curta, menos de 10 anos depois da convulsão causada pela morte de Alexandre, o Grande.

A história das guerras entre Macedônia e Pérsia começa apenas na página 35 do livro, antes disso o autor descreve a situação da Grécia antes e durante a ascensão de Filipe III (pai de Alexandre), e faz uma apresentação das tropas macedônias e aliadas, e das forças persas. Todo um capítulo é dedicado à ascensão de Alexandre ao poder, à repressão aos outros candidatos ao trono e às rebeliões na Grécia.
O livro não traz muitos detalhes sobre táticas ou descrições de batalhas, o autor até chega a citá-las mas não entra em detalhes, um ponto positivo. Pessoalmente, acho esse tipo de descrição um pouco entediante.
O capítulo dedicado às conquistas, que vai da página 35 a 71, conta em detalhes as batalhas e a situação política/militar que levaram a derrota dos persas e conquista das satrápias orientais, desde a passagem pelo Helesponto em 334 até os casamentos de Susa em 324 a.C.
Nos capítulos finais, o autor conta alguns detalhes das guerras, como história dos generais Parmênion e Filotas, a situação internacional no ocidente com a ascensão de Roma e Cartago, o caso do tio de Alexandre (Alexandre I, rei de Epiro), a história de Calístenes (sobrinho de Aristóteles, historiador, propagandista e correspondente de guerra), e o papel dos atores, atletas e prostitutas na corte móvel do rei Alexandre, o Grande. O livro acaba com alguns comentários rápidos sobre a morte de Alexandre e a luta entre seus sucessores.
Essa é uma obra simples, um livro introdutório sobre o tema. O autor realmente não vai tão fundo assim, e a maioria dos temas é trabalhada muito rapidamente. O livro conta com muitos mapas e até alguns esquemas mostrando os estágios das batalhas mais importantes, embora eles sejam um pouco confusos e a explicação seja ruim.
Muitas fotos ilustram o livro, no entanto, como esse é um período marcado pela escassez de registros iconográficos, o autor utiliza muitas fotos de pinturas produzidas séculos após os eventos, e que por isso pouco contribuem para a compreensão do tema.
Indico a leitura apenas para àqueles que estejam iniciando seus estudos nesse tema.
Resenha publicada em 05/06/2019.
Escrita por
Moacir Führ
Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.