Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

História de Roma Antiga - Vol.1

Das Origens à Morte de César

Livros > Roma Antiga  |  135 visualizações

Capa do livro História de Roma Antiga - Vol.1, de Jose Luis Brandão e Francisco de Oliveira (org.)
Autor: Jose Luis Brandão e Francisco de Oliveira (org.)
Páginas: 2015
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Ano da edição: 489
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Este volume apresenta-se como um conjunto articulado de contributos sobre a história de Roma, desde as suas origens lendárias até à morte de César, em 44 a.C. Trata-se de um manual que visa trazer aos alunos universitários e aos interessados pela cultura clássica informações e reflexões de autores antigos e modernos em paralelo com os dados da arqueologia. Inclui, além das culturas, povos e línguas da Itália primitiva e das lendas da fundação, elementos sobre o período da monarquia e vicissitudes da transição para a República, com o conflito de ordens que a historiografia antiga reporta a essa época. Analisa depois as fases da expansão do poder romano através da Itália e do Mediterrâneo e suas consequèncias (sociais, políticas, económicas, culturais). Os últimos capítulos desenvolvem os conflitos do final da República respeitantes à posse da terra, ao recrutamento militar, aos direitos de cidadania, ao controlo dos tribunais, bem como às sucessivas propostas reformistas, a culminar nos comandos militares extraordinários e na formação do impropriamente chamado 1° triunvirato, "o monstro de très cabeças" que haveria de conduzir à guerra civil. Por fim, apresenta-se uma sinopse sobre a natureza da ditadura em Roma e evolução desta magistratura ao longo da República.

A obra também conta com um segundo volume, intitulado "Império e Romanidade Hispânica", que está disponível apenas para compra. O Google Books possui a versão quase completa para leitura online, veja aqui.


Baixar livro

link para download

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

José Luís Brandão

José Luís Brandão é professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina (epigrama, romance latino, biografia, historiografia), bem como da história de Roma, no âmbito da qual tem promovido projetos de colaboração. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetônio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções. No que respeita ao teatro clássico, tem desenvolvido atividade relacionada com a tradução e produção dramática (ator, encenador e consultor) no grupo de teatro Thíasos.

Francisco São José Oliveira

Francisco de Oliveira é professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em História da Cultura Clássica. Cultura Romana; foi Presidente do Conselho Diretivo (1996-2002); da Euroclassica e da APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos). Apresentou e organizou inúmeras conferências e seminários em Portugal e em numerosos países, com publicações em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Entre as publicações incluem-se traduções de Platão; a dissertação de doutoramento: Ideias políticas e morais de Plínio o Antigo. Dedica-se em especial ao teatro antigo, à teoria política na antiguidade e aos estudos clássicos em Portugal em contexto europeu.

Historiador(a)

Mais livros sobre Roma Antiga

Mario Curtis Giordani

História de Roma

Anna Maria Liberati, Fabio Bourbon

Grandes civilizações do passado: A Roma Antiga

Salústio

Guerra Catilinária e Guerra Jugurtina

Peter Chrisp

Os Romanos: Fatos - Histórias - Atividades

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.