1,7 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Jose Luis Brandão e Francisco de Oliveira (org.)
Páginas: 2015
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Ano da edição: 489
Idioma: Português
Este volume apresenta-se como um conjunto articulado de contributos sobre a história de Roma, desde as suas origens lendárias até à morte de César, em 44 a.C. Trata-se de um manual que visa trazer aos alunos universitários e aos interessados pela cultura clássica informações e reflexões de autores antigos e modernos em paralelo com os dados da arqueologia. Inclui, além das culturas, povos e línguas da Itália primitiva e das lendas da fundação, elementos sobre o período da monarquia e vicissitudes da transição para a República, com o conflito de ordens que a historiografia antiga reporta a essa época. Analisa depois as fases da expansão do poder romano através da Itália e do Mediterrâneo e suas consequèncias (sociais, políticas, económicas, culturais). Os últimos capítulos desenvolvem os conflitos do final da República respeitantes à posse da terra, ao recrutamento militar, aos direitos de cidadania, ao controlo dos tribunais, bem como às sucessivas propostas reformistas, a culminar nos comandos militares extraordinários e na formação do impropriamente chamado 1° triunvirato, "o monstro de très cabeças" que haveria de conduzir à guerra civil. Por fim, apresenta-se uma sinopse sobre a natureza da ditadura em Roma e evolução desta magistratura ao longo da República.
A obra também conta com um segundo volume, intitulado "Império e Romanidade Hispânica", que está disponível apenas para compra. O Google Books possui a versão quase completa para leitura online, veja aqui.
José Luís Brandão é professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina, bem como da história de Roma. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções.
Francisco de Oliveira é professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em História da Cultura Clássica. Cultura Romana; foi Presidente do Conselho Diretivo (1996-2002); da Euroclassica e da APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos). Apresentou e organizou inúmeras conferências e seminários em Portugal e em numerosos países, com publicações em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Entre as publicações incluem-se traduções de Platão; a dissertação de doutoramento: Ideias políticas e morais de Plínio o Antigo. Dedica-se em especial ao teatro antigo, à teoria política na antiguidade e aos estudos clássicos em Portugal em contexto europeu.
Esse livro ainda não foi resenhado.