Roma: a História de um Império

Livros > Roma Antiga  |  211 visualizações

Capa do livro Roma: a História de um Império, de Greg Woolf
Autor: Greg Woolf
Título original: Rome - An Empire's Story
Páginas: 436
Editora: Cultrix
Ano da edição: 2017
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Cobrindo toda a vasta extensão do Império e começando pelas suas origens, este livro combina três perspectivas. Primeiro, é uma história completa do Império Romano: como foi criado, como resistiu às crises e como moldou o mundo de seus governantes e súditos do século VIII a.C. até o alvorecer da Idade Média. Depois explica o que as últimas pesquisas arqueológicas e históricas revelaram sobre os segredos do domínio romano. Por fim, investiga as grandes questões, como por exemplo: Dentre todos os impérios, por que “Roma” resistiu durante tanto tempo? Por que teve um impacto tão profundo e serviu de modelo para outros imperialismos? Esta obra é uma narrativa com detalhes deslumbrantes, que instrui e aponta novos rumos sobre uma das civilizações mais complexas e estudadas da História.


Imagens / Anotações de leitura

Análise do livro

WOOLF, Greg. Roma: A História de um Império. São Paulo: Cultrix, 2017.

Roma: A História de um Império é uma obra do historiador britânico Greg Woolf que se dedica a discutir as grandes questões sobre a criação, manutenção e queda do Império Romano. É um livro voltado a discussão de conceitos, e não é uma obra para iniciantes. Nas palavas do próprio autor:

Este livro não é a história completa de Roma, mas uma investigação relacionada ao tema império. (p.19)

A contracapa do livro apresenta a seguinte frase "A Introdução definitiva à História da Civilização Romana". Não caia nessa! Se você não conhece muito bem a história romana e quer um bom livro introdutório sobre o tema leia História de Roma (de M. Rostovzeff), ou César e Cristo (de Will Durant), ou História de Roma (de Mario C.Giordani). Todas essas são excelentes obras introdutórias.

O autor não dedica tempo ao longo do livro para explicar conceitos básicos sobre a Roma Antiga. Por isso, essa não é uma obra para iniciantes. A quantidade de informações que o leitor precisa conhecer para usufruir dessa obra é realmente grande. Ao longo de suas 380 páginas o autor fala sobre tudo, mas ao mesmo tempo não perde tempo explicando o básico. Se você não tiver um bom conhecimento básico sobre a História da Roma Antiga, passe longe dessa obra.

Entretanto, é uma obra muito boa para quem já tem um certo domínio do tema e quer discutir alguns conceitos e conhecer alguns detalhes pouco comentados. Talvez seja por isso que esse livro seja pouco conhecido, acredito que muitas pessoas começam a lê-lo esperando um resumo da civilização romana e acabam se decepcionando.

O livro leva algum tempo para esquentar, as primeiras páginas não deixam muito claro o que o autor pretende com a obra, e o Capítulo 1 apresenta toda a história de Roma em apenas 15 páginas, um resumão bem geral só para refrescar a memória.

Mas essa obra possui algumas características bastante incomuns. O livro vai até o século 7 d.C. e fala muito sobre o Baixo Império (180-476 d.C), o Cristianismo e o período de decadência. Isso me deixou muito feliz, pois a maioria dos autores que trabalham a Roma Antiga acabam ignorando completamente o Baixo Império.

Há uma crença generalizada de que após o Principado, em 180 d.C., o Império perdeu muitas de suas principais características definidoras, e isso é o suficiente para que muitos autores percam o interesse nesse período.

Abaixo listo alguns dos muitos temas discutidos pelo autor ao longo da obra:

  • A ecologia do Império e a tendência dos impérios de se manter dentro de sua zona de conforto ecológico.
  • As consequências da expansão para o Oriente e do controle do Mediterrâneo.
  • Sobre o sistema de exploração das províncias e a venda de contratos públicos.
  • A escravidão na Roma Antiga.
  • A pirataria no final do período republicano.
  • Causas da crise do século 2 e 1 a.C.
  • Uma visão da cultura romana no século 1 a.C. com comentários sobre a vida de Cícero.
  • Vantagens do sistema imperial sobre o republicano.
  • Funcionamento do poder imperial no principado.
  • A conexão entre o imperador, sua corte e a função de seus libertos.
  • Impérios tributários X Impérios de expansão.
  • Contratar cobradores de impostos locais x criar burocracia imperial - vantagens e desvantagens.
  • Contratos, fontes de renda e impostos.
  • Transição da economia de guerra para tributária.
  • A guerra no período imperial: Germânia e Pérsia como principais inimigos.
  • Crise do século 3.
  • Dioclesiano e reformas no império.
  • Constantino e os primórdios do cristianismo.
  • A decadência nos séculos 4 e 5.


Cada um dos capítulos do livro termina com um texto do autor indicando leituras recomendadas sobre o tema tratado no capítulo. Mas todas as obras indicadas são em inglês e sem versões em português.

Pontos negativos

No geral o livro é muito bem escrito e a leitura é bastante agradável, o estilo de escrita do autor garante uma boa leitura. Mas algumas partes do livro são um pouco chatas.

Nos primeiros capítulos, há alguns momentos em que o livro nem parece ser sobre Roma, pois o autor fica divagando sobre outros temas e passa várias páginas sem falar nada que esteja diretamente ligado com a história romana.

Em outros momentos o autor fica divagando por várias páginas sobre temas da história romana e uma pergunta começava a surgir na minha mente: “Porque ele escreveu isso. Qual é o argumento dele afinal?”. Talvez o autor tenha se perdido em pensamentos confusos e não saía do lugar.

Mas com o tempo outra hipótese começou a surgir na minha mente: talvez esse fosse um sinal da velha tática acadêmica: Se eu não afirmar nada, eu não vou estar errado! Embora essa tática pegue muito bem com outros doutores, ela é irritante para leitores casuais. É um dos pontos positivos em livros escritos por jornalistas, eles não tem medo de propor hipóteses e fazer afirmações absurdas.

Resenha publicada em 22/10/2019.

Greg Woolf

O professor Greg Woolf, é referência internacional em história e arqueologia do mundo romano. É diretor do Instituto de Estudos Clássicos e professor de Estudo Clássicos da Universidade de Londres.

Historiador(a)
Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 32 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Roma Antiga

Mario Curtis Giordani

História de Roma

Suetônio

A Vida dos Doze Césares

Arther Ferrill

A queda do Império Romano - A explicação militar

Will Durant

César e Cristo

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.