Autor: Greg Woolf
Título original: Rome - An Empire's Story
Páginas: 436
Editora: Cultrix
Ano da edição: 2017
Idioma: Português
Cobrindo toda a vasta extensão do Império e começando pelas suas origens, este livro combina três perspectivas. Primeiro, é uma história completa do Império Romano: como foi criado, como resistiu às crises e como moldou o mundo de seus governantes e súditos do século VIII a.C. até o alvorecer da Idade Média. Depois explica o que as últimas pesquisas arqueológicas e históricas revelaram sobre os segredos do domínio romano. Por fim, investiga as grandes questões, como por exemplo: Dentre todos os impérios, por que “Roma” resistiu durante tanto tempo? Por que teve um impacto tão profundo e serviu de modelo para outros imperialismos? Esta obra é uma narrativa com detalhes deslumbrantes, que instrui e aponta novos rumos sobre uma das civilizações mais complexas e estudadas da História.
O professor Greg Woolf, é referência internacional em história e arqueologia do mundo romano. É diretor do Instituto de Estudos Clássicos e professor de Estudo Clássicos da Universidade de Londres.
WOOLF, Greg. Roma: A História de um Império. São Paulo: Cultrix, 2017.
Roma: A História de um Império é uma obra do historiador britânico Greg Woolf que se dedica a discutir as grandes questões sobre a criação, manutenção e queda do Império Romano. É um livro voltado a discussão de conceitos, e não é uma obra para iniciantes. Nas palavas do próprio autor:
Este livro não é a história completa de Roma, mas uma investigação relacionada ao tema império. (p.19)
A contracapa do livro apresenta a seguinte frase "A Introdução definitiva à História da Civilização Romana". Não caia nessa! Se você não conhece muito bem a história romana e quer um bom livro introdutório sobre o tema leia História de Roma (de M. Rostovzeff), ou César e Cristo (de Will Durant), ou História de Roma (de Mario C.Giordani). Todas essas são excelentes obras introdutórias.
O autor não dedica tempo ao longo do livro para explicar conceitos básicos sobre a Roma Antiga. Por isso, essa não é uma obra para iniciantes. A quantidade de informações que o leitor precisa conhecer para usufruir dessa obra é realmente grande. Ao longo de suas 380 páginas o autor fala sobre tudo, mas ao mesmo tempo não perde tempo explicando o básico. Se você não tiver um bom conhecimento básico sobre a História da Roma Antiga, passe longe dessa obra.
Entretanto, é uma obra muito boa para quem já tem um certo domínio do tema e quer discutir alguns conceitos e conhecer alguns detalhes pouco comentados. Talvez seja por isso que esse livro seja pouco conhecido, acredito que muitas pessoas começam a lê-lo esperando um resumo da civilização romana e acabam se decepcionando.
O livro leva algum tempo para esquentar, as primeiras páginas não deixam muito claro o que o autor pretende com a obra, e o Capítulo 1 apresenta toda a história de Roma em apenas 15 páginas, um resumão bem geral só para refrescar a memória.
Mas essa obra possui algumas características bastante incomuns. O livro vai até o século 7 d.C. e fala muito sobre o Baixo Império (180-476 d.C), o Cristianismo e o período de decadência. Isso me deixou muito feliz, pois a maioria dos autores que trabalham a Roma Antiga acabam ignorando completamente o Baixo Império.
Há uma crença generalizada de que após o Principado, em 180 d.C., o Império perdeu muitas de suas principais características definidoras, e isso é o suficiente para que muitos autores percam o interesse nesse período.
Abaixo listo alguns dos muitos temas discutidos pelo autor ao longo da obra:
Cada um dos capítulos do livro termina com um texto do autor indicando leituras recomendadas sobre o tema tratado no capítulo. Mas todas as obras indicadas são em inglês e sem versões em português.
No geral o livro é muito bem escrito e a leitura é bastante agradável, o estilo de escrita do autor garante uma boa leitura. Mas algumas partes do livro são um pouco chatas.
Nos primeiros capítulos, há alguns momentos em que o livro nem parece ser sobre Roma, pois o autor fica divagando sobre outros temas e passa várias páginas sem falar nada que esteja diretamente ligado com a história romana.
Em outros momentos percebia que autor ficava divagando por várias páginas sem coragem de formular e defender uma hipótese. Essa enrolação é comum em livros escritos por acadêmicos, já que há um medo por parte desse grupo de passar vergonha diante de seus pares. Obras escritas por jornalistas tendem a ser mais liberais nesse sentido, propondo teorias e fazendo afirmações sem medo de que elas sejam absurdas.
Mas no geral o livro é, sem dúvida, interessante e uma boa leitura para àqueles que já possuem um conhecimento intermediário da História romana.
Resenha revisada em abril de 2021.
Resenha escrita em 22/10/2019.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.