Autor: Júlio Quevedo
Coleção: Guerras e Revoluções brasileiras
Páginas: 32
Editora: Ática
Primeira publicação: 1996
Ano da edição: 1996
Idioma: Português
A Coleção Guerras e Revoluções Brasileiras aborda os principais conflitos armados da História do Brasil. Através de um texto informativo e acessível, o estudante entra em contato com os principais agentes de cada conflito, descobre o jogo de tramas e interesses, passa a conhecer a grandes idéias e as estratégias que estão por trás de cada um desses acontecimentos. Fotos, mapas, ilustrações, textos complementares e legendas reforçam a cada página o desenvolvimento do conteúdo. Nos livros desta coleção, a História do Brasil ressurge num cenário dinâmico, rico e instigante.
Essa obra trata da Guerra Guaranítica (1753-1756), ou Guerra dos Sete Povos, o conflito armado envolvendo as tribos indígenas das missōes jesuíticas contra as tropas espanholas e portuguesas, como resultado do recém assinado Tratado de Madrid (1750) que definiu uma nova linha de demarcação entre o território colonial espanhol e português.
Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, atua nos Programas de Pós-Graduação em História, no mestrado Profissional em Patrimônio Cultural e no mestrado Profissional em Ensino de História, além do Departamento de História. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, mestre e graduado em História pela PUC-RS.
Esse livro ainda não foi resenhado.