Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

A bolsa e a vida A usura na Idade Média

1,1 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A bolsa e a vida, de Jacques Le Goff
Informações técnicas

Autor: Jacques Le Goff
Título original: La bourse et la vie
Páginas: 112
Editora: Brasiliense
Primeira publicação: 1986
Ano da edição: 1989
Idioma: Português

Sinopse

Se o usuário está tão mergulhado no pecado é porque mesmo seu dinheiro lhe rende... dinheiro. Eis o que ensinam os exempla medievais, estas anedotas edificantes usadas pelos predicadores. Na Idade Média cristã o usurário aparece então como ladrão do tempo. Não rouba ele, ao mesmo tempo, Deus, na medida em que o tempo é um dom divino e gratuito, e os cristãos, já que o empréstimo a juros é proibido em uma comunidade fraternal? Por estas duas razões ele está condenado ao inferno. Às vésperas do nascimento dos grandes movimentos econômicos que preparam o advento do capitalismo moderno, a teologia medieval salvará o usurário do inferno ao inventar o purgatório. O usurário terá assim atingido seu duplo objetivo - salvaguardar sua bolsa na terra sem perder a vida eterna.

Historiador
Jacques Le Goff

Jacques Le Goff (1924-2014) foi um historiador francês especialista em Idade Média. Autor de dezenas de livros e trabalhos, era membro da terceira geração da Escola dos Annales e dedicou ao estudo da antropologia histórica do ocidente medieval.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Economia medieval
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.