Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

1789-1808: O império luso-brasileiro e os Brasis

659 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro 1789-1808: O império luso-brasileiro e os Brasis, de Luiz Carlos Villalta
Informações técnicas

Autor: Luiz Carlos Villalta
Coleção: Virando Séculos
Páginas: 160
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 2000
Idioma: Português

Sinopse

Na América Portuguesa, a passagem do século XVIII para o século XIX foi marcada pelas chamadas Inconfidências - a de Minas Gerais, a do Rio de Janeiro e da Bahia - e pela transferência da família real lusitana para a capital fluminense. A virada assistiu ao confronto de projetos políticos distintos, a possibilidades de fragmentação do território colonial em Brasis, à derrota de algumas utopias e à criação de um império luso-brasileiro sediado na Colônia. Ao mesmo tempo, viu insinuarem-se conflitos que se tornaram agudos no futuro - entre a América e o Reino e no interior da própria Colônia, o vulcão da anarquia.

Historiador
Luiz Carlos Villalta

Luiz Carlos Villalta é doutor, mestre, bacharel e licenciado em História pela USP. É professor associado do Departamento de História da UFMG, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Bolsista do Programa do Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e bolsista de produtividade do CNPq, dedica-se à pesquisa da história política e à história do livro, da leitura e da educação no Brasil e em Portugal na passagem do século 18 para o século 19.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Inconfidência Mineira
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.