Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

The Ancient Assyrians

Livros > Mesopotâmia  |  677 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro The Ancient Assyrians, de Mark Healy
Título traduzido: Os Antigos Assírios
Autor: Mark Healy
Coleção: Osprey - Elite Series
Páginas: 64
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 1999
Idioma: Inglês

Sinopse:

Pela maior parte do período que vai do fim do século 10 ao século 7 a.c., o Oriente Médio antigo foi dominado pelo dinâmico poder militar da Assíria. No zênite do seu reinado, a Assíria dominava um império que se estendia do Egito no ocidente até as bordas do Irã no oriente e englobou pela primeira vez na história, dentro de um único domínio imperial, todo o chamado "Crescente Fértil". Mark Healy cobre toda a história da Assíria do seu antigo começo até a eventual queda da cidade de Niníve. O livro têm ilustrações de Angus McBride.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

HEALY, Mark. Ancient Assyrians. Oxford: Osprey Publishing, 1999.

Ancient Assyrians é mais um livro da Osprey Publishing que cruza o meu caminho.

O mercado editorial brasileiro sofre com a limitação de obras sobre a Mesopotâmia. E quando se trata da civilização Assíria a situação é ainda mais dramática. É praticamente impossível encontrar qualquer livro em português que se dedique exclusivamente a ela.

Logo, decidi ler essa obra em inglês, não só por essa questão, mas também pelo fato de que as obras da Osprey apresentam o ponto de vista da história militar, algo que sempre me interessa.

O problema desse livro não é a obra em si, mas a falta de fontes. Realmente há poucas fontes que apresentem os detalhes da organização militar, os armamentos, táticas e tudo o mais ligado a questão militar. A maior parte das fontes usadas são relatos de anais assírios e babilônicos e fontes iconográficas, tais como os famosos relevos dos palácios assírios de Kalhu, Nínive e Dur-Sharrukin.

A limitação a uma tão restrita quantidade de fontes faz com que a obra tenha uma característica marcante: há muitos relatos de ações de reis, batalhas, campanhas e datas. Típico resultado de uma pesquisa realizada sobre anais reais. E, embora os relevos assírios nos permitam ter uma boa ideia da aparência dos seus exércitos, isso não se reflete necessariamente em uma compreensão de suas estruturas, organização, planejamento e ideologia. Então, quando se trata desses aspectos, o livro navega pelo mar das conjecturas.

A obra apresenta uma breve introdução sobre a história da Assíria, mas logo deixa claro o espaço de tempo que pretende destacar: O Novo Império Assírio  de 911 a 612 a.C.

O livro dedica exatamente 7 páginas a descrever a estrutura e organização do exército. Todas as demais são dedicadas à descrição de campanhas militares que ocorreram durante os reinados de Tiglath-Pileser III (745-727), Sargão II (721-705), Sennaqueribe (704-681), Esarhaddon (680-669) e Ashurbanipal III (668-627).

A obra começa tratando das grandes reformas no exércio assírio, e na administração política como um todo, realizadas pelo rei Tiglath-Pileser III. E a partir daí, mostra na prática como essa instituição levou a cabo guerras, campanhas curtas e incursões para saque em terras estrangeiras.

O autor também faz alguns breves comentários sobre a relação Assíria e Babilônia, causadora de muitos conflitos durante os séculos 8 e 7 a.C. Os demais adversários do império nesse período, foram principalmente os elamitas, o reino de Urartu, os egípcios e os medos. O império também teve que lidar com revoltas na região da Síria, Palestina e Fenícia.

A partir da leitura dele livro fiz a redação de dois artigos sobre o Exército Assírio, você pode conferi-los abaixo:


Um problema do livro são as fotos que estão espalhadas ao longo da obra. O livro é bastante ilustrativo, outra característica da Osprey, mas as fotos são mal referenciadas. Tentei fazer uma busca na internet com as informações que o livro fornece sobre elas e não consegui encontrar quase nada.

A obra também conta com uma série de ilustração (plates) que foram feitas exclusivamente para esse livro pelo ilustrador Angus McBride, confira as lindas imagens abaixo:

Carruagem e infantaria, século 9 a.C.Guerra de cerco, reinado de Ashurnasirpal II, século 9 a.C.  Ilustração moderna de Angus McBride.Cavalaria assíria primitiva, século 9 a.C.Tiglath-Pileser III em campanha, final do século 8 a.C. Infantaria auxiliar e assíria, final do século 8 a.C.Cavalaria sargonida, Urartu 714 a.C.Senaqueribe em Laquis (Palestina), 701 a.C.Tropas assírias na Babilônia, início do século 7 a.C.Guardas reais assírios, século 7 a.C.Cavalaria e infantaria, 655 a.C.Carruagem pesada, reinado de Ashurbanipal, final do século 7 a.C.

 

Resenha publicada em 26/09/2018.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mark Healy

Mark Healy nasceu em 1953. É formado em Teologia Política pela Universidade de Bristol e é professor e chefe do departamento de Humanas de uma escola de Somerset. Healy escreveu vários títulos para a Osprey e tem um grande interesse em história antiga e moderna.

Entusiasta, não é formado(a) em História

TAGS

Assíria

Mais livros sobre Assíria

Georges Contenau

A vida quotidiana na Babilônia e na Assíria

Gwendolyn Leick

Mesopotâmia - A invenção da cidade

Paul Kriwaczek

Babilônia: A Mesopotâmia e o Nascimento da Civilização

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL