Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Ancient Armies of the Middle East

Livros > Antiguidade Geral  |  547 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Ancient Armies of the Middle East, de Terence Wise
Título traduzido: Antigos exércitos do Oriente Médio
Autor: Terence Wise
Coleção: Osprey - Men-at-Arms
Páginas: 48
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 1999
Idioma: Inglês

Sinopse:

Esse livro de Terence Wise explora algumas das pessoas fascinantes que faziam partes dos antigos exércitos da Oriente Médio: os Sumérios, que foram os primeiros a introduzir o uso do bronze na guerra, e estavam séculos a frente dos Egípcios no uso da rosa. Os Acádios, cujo exércitos de cidadãos era composto quase inteiramente de tropas leves. Os Babilônios, cujos soldados recebiam terras em troca de seus serviços no exército. Os guerreiros com chifres dos Elamitas. Os egípcios, com seus lanceiros pesados e arqueiros. Os tribais líbios, núbios, etiopês e hicsos. Os exércitos do Império Hitita. Os povos do Mar e outros.


Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

WISE, Terence. Ancient Armies of the Middle East. Oxford: Osprey Publishing, 1999.

O livro Ancient Armies of the Middle East é interessante, sem dúvidas, mas falta a ele às características mais importantes encontradas na maioria dos livros da Osprey Publishing. Como a obra trata de muitos temas - diversas civilizações e suas tecnologias e organizações militares -, o livro acaba tendo muito poucos detalhes e dando uma visão muito geral sobre todos os temas. Isso, somado a falta de fontes que já é uma característica desse período, torna a obra bastante decepcionante.

No livro os grandes destaques acabam sendo a civilização egípcia e assíria, mas outras civilizações também são trabalhadas, as seguintes: Sumérios, acádios, babilônicos, elamitas, líbios, núbios e etiopes, hicsos, hititas, povos do mar, árabes, arameus, israelitas e judaicos.

O livro possui uma boa cronologia no seu início, o que permite uma visão geral interessante antes de começar a leitura, além de contar com as já famosas reconstruções em desenho ao final, são 9 páginas de desenhos.

Outro problema do livro são as fotos que estão espalhadas ao longo da obra. O livro é bastante ilustrativo, outra característica da Osprey, mas as fotos são mal referenciadas. Tentei fazer uma busca na internet com as informações que o livro fornece sobre elas e não consegui encontrar absolutamente nada.

Também tive que fazer algumas pesquisas na internet para conseguir mais informações sobre a questão da transição do bronze para o ferro e sobre o desenvolvimento da cavalaria nesse período. No que concerne a esses temas o livro deixa muito a desejar.

Finalizando, no geral o livro é interessante e a leitura é rápida, mas devido a qualidade da maioria dos livros da editora, a obra, em comparação, acaba deixando a desejar.

A obra também conta com uma série de ilustração (plates) que foram feitas exclusivamente para esse livro pelo ilustrador Angus McBride, confira as lindas imagens abaixo:

Infantaria pesada suméria (2500 a.C.) e infantaria pesada e arqueiro egípcio do século 13 a.C.Carruagem de guerra do rei Eannatum de Lagash, 2500 a.C. Baseado em desenho do Estandarte de Ur e Elmo de Meskalamdug.Carruagem do faraó egípcio Ramsés II, 1288 a.C.Archeiro núbio (século 13 a.C.), infantaria pesada filistéia (século 12 a.C.), guerreiros dos povos do mar (século 13 a.C.).Arqueiro semita (século 20 a.C.), guerreiro beduíno (século 13 a.C.) e arqueiro líbio (século 12 a.C.).Arqueiro sírio (séuclo 14 a.C.), piloto de carruagem hitita (século 13 a.C.) e guerreiro hitita da guarda real (século 9 a.C.)Soldado assírio (século 7 a.C.), arqueiro assório (século 8 a.C.), arqueiro elamita (século 7 a.C.)Arqueiro montado assírio, arqueiro árabe em camelo, século 7 a.C.


Se você tiver interesse de saber mais informações sobre esse tema, pode ler o nosso artigo. A partir da leitura desse livro escrevi um texto intitulado Os exércitos do antigo oriente médio.

Resenha publicada em 22/08/2018.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Terence Wise

Terence Wise é um dos autores mais populares da Osprey e tem sido um respeitado escritor de história por mais de 25 anos. Com numerosos livros e artigos, ele contribuiu em mais de uma dúzia de títulos da série Men-At-Arms, especialmente em assuntos medievais.

Entusiasta, não é formado(a) em História

Mais livros sobre Guerra na Antiguidade

Nicholas Sekunda

Maratona 490 a.C.

Philip de Souza

The Greek and Persian Wars 499–386 BC

Victor Davis Hanson

Uma guerra sem igual

Nicholas Sekunda

The Spartan Army

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL