1,8 mil visualizações | 0 comentário(s)
Título traduzido: Antigos exércitos do Oriente Médio
Autor: Terence Wise
Coleção: Osprey - Men-at-Arms
Páginas: 48
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 1999
Idioma: Inglês
Esse livro de Terence Wise explora algumas das pessoas fascinantes que faziam partes dos antigos exércitos da Oriente Médio: os Sumérios, que foram os primeiros a introduzir o uso do bronze na guerra, e estavam séculos a frente dos Egípcios no uso da rosa. Os Acádios, cujo exércitos de cidadãos era composto quase inteiramente de tropas leves. Os Babilônios, cujos soldados recebiam terras em troca de seus serviços no exército. Os guerreiros com chifres dos Elamitas. Os egípcios, com seus lanceiros pesados e arqueiros. Os tribais líbios, núbios, etiopês e hicsos. Os exércitos do Império Hitita. Os povos do Mar e outros.
Terence Wise é um dos autores mais populares da Osprey e tem sido um respeitado escritor de história por mais de 25 anos. Com numerosos livros e artigos, ele contribuiu em mais de uma dúzia de títulos da série Men-At-Arms, especialmente em assuntos medievais.
WISE, Terence. Ancient Armies of the Middle East. Oxford: Osprey Publishing, 1999.
O livro Ancient Armies of the Middle East é interessante, sem dúvidas, mas falta a ele às características mais importantes encontradas na maioria dos livros da Osprey Publishing. Como a obra trata de muitos temas - diversas civilizações e suas tecnologias e organizações militares -, o livro acaba tendo muito poucos detalhes e dando uma visão muito geral sobre todos os temas. Isso, somado a falta de fontes que já é uma característica desse período, torna a obra bastante decepcionante.
No livro os grandes destaques acabam sendo a civilização egípcia e assíria, mas outras civilizações também são trabalhadas, as seguintes: Sumérios, acádios, babilônicos, elamitas, líbios, núbios e etiopes, hicsos, hititas, povos do mar, árabes, arameus, israelitas e judaicos.
O livro possui uma boa cronologia no seu início, o que permite uma visão geral interessante antes de começar a leitura, além de contar com as já famosas reconstruções em desenho ao final, são 9 páginas de desenhos.
Outro problema do livro são as fotos que estão espalhadas ao longo da obra. O livro é bastante ilustrativo, outra característica da Osprey, mas as fotos são mal referenciadas. Tentei fazer uma busca na internet com as informações que o livro fornece sobre elas e não consegui encontrar absolutamente nada.
Também tive que fazer algumas pesquisas na internet para conseguir mais informações sobre a questão da transição do bronze para o ferro e sobre o desenvolvimento da cavalaria nesse período. No que concerne a esses temas o livro deixa muito a desejar.
Finalizando, no geral o livro é interessante e a leitura é rápida, mas devido a qualidade da maioria dos livros da editora, a obra, em comparação, acaba deixando a desejar.
A obra também conta com uma série de ilustração (plates) que foram feitas exclusivamente para esse livro pelo ilustrador Angus McBride, confira as lindas imagens abaixo:
Se você tiver interesse de saber mais informações sobre esse tema, pode ler o nosso artigo. A partir da leitura desse livro escrevi um texto intitulado Os exércitos do antigo oriente médio.
Resenha escrita em 22/08/2018.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.