Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

The Army of Alexander The Great

Livros > Grécia Antiga  |  343 visualizações

Capa do livro The Army of Alexander The Great, de Nicholas Sekunda
Título traduzido: O Exército de Alexandre o Grande
Autor: Nicholas Sekunda
Coleção: Osprey - Men-at-Arms
Páginas: 40
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 1995
Idioma: Inglês
Skoob: Acessar

Sinopse:

Quando Filipe II ascendeu ao trono em 359 a.C., a Macedônia corria o risco de ser engolfada por tribos bárbaras selvagens ao norte e por cidades gregas ao sul. Filipe teve que expandir o poder do trono ou ser engolido: a criação de um poderoso exército era imperativa. Quando seu filho, Alexandre, herdou seu reino aos 20 anos, ele também herdou um exército que era verdadeiramente incomparável. Os macedônios eram veteranos em batalha, bem equipados e ansiosos pela conquista. Acrescente-se a isso os dons supremos de Alexandre como comandante militar e não é de admirar que eles tenham conseguido tanto.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

SEKUNDA, Nick. The Army of Alexander The Great. Osprey: Oxford, 1995.

Esse livro da editora Osprey traz informações sobre o exército macedônio, desde as reformas de Filipe II até a batalha de Gaugamela. O autor apresenta detalhes da organização das tropas de Alexandre, o Grande, além disso a obra também conta com várias ilustrações feitas pelo famoso ilustrador histórico Angus McBride.

Os principais temas trabalhados no livro são o exército após as reformas de Filipe, e após as reformas do seu filho, Alexandre. O primeiro capítulo da obra é o mais interessante, porque traz informações sobre a administração, logística e uma visão básica das forças macedônias.

Nos capítulos seguintes, no entanto, o autor se foca muito em nomes e, por algum motivo, demostra muito interesse nas cores das capas usadas pelos soldados de cada esquadrão, e passa pouca informação sobre logística, equipamentos e táticas. O resultado é um livro mais arrastado com muitas palavras difíceis e pouco conteúdo. Acredito que parte da culpa disso se deva as próprias fontes.

Além da interpretação de trechos de obras de autores antigos, Sekunda se utiliza de alguns achados arqueológicos (que são raros para esse período), mas principalmente do mosaico de Alexandre, em Pompéia, e do famoso Sarcófago de Alexandre, que foi construído no mesmo século das conquistas e retrata os soldados macedônios. Esses dois achados arqueológicos são citados constantemente pelo autor para embasar seus argumentos.

O famoso monumento conhecido como Sarcófago de Alexandre. Século 4 a.C. Museu Arqueológico de Istambul.

O livro apresenta algumas bélissimas ilustrações, e também muitas fotos de achados arqueológicos que fornecem uma boa referência visual sobre o período. As ilustrações de Angus McBride podem ser conferidas abaixo:

Alexandre, como comandante da Cavalaria dos Companheiros, acompanhados de outro cavaleiro.Companheiro a cavalo caçando com seus comandados.Cavaleiro tessálio e oficial da cavalaria tessália.Cavaleiro dos prodomoi, soldado de infantaria com roupa de acampamento e soldado dos companheiros.Hipaspista e soldados de unidade não identificada.Soldado dos companheiros, mercenário grego a serviço dos persas e oficial dos companheiros.Comandante dos companheiros, soldado dos companheiros e servo.Soldado, comandante de unidade não identificada e soldado aliado grego.


É uma obra regular que deixa muito a desejar e, na verdade, nem tenta responder as perguntas mais importantes: Porque o exército macedônio era tão espetacular? Qual era o seu grande diferencial com relação aos demais exércitos do século 4 a.C, e qual a justificativa para suas retumbantes vitórias?

Resenha publicada em 11/06/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Nicholas Sekunda

Nicholas Sekunda nasceu em 1953. Depois de estudar História Antiga e Arqueologia na Universidade de Manchester, ele fez seu doutorado em 1981. Ele participou de escavações arqueológicas na Polônia, Irã e Grécia e de um projeto de pesquisa sobre a antiga guerra persa para o Instituto Britânico de estudos persas. Sekunda publicou vários livros e artigos acadêmicos, e atualmente está ensinando no Instituto de Arqueologia e Etnologia em Torun, na Polônia.

Veja outros livros desse autor (3)
Historiador(a)

Mais livros sobre Alexandre o Grande

Philip Freeman

Alexandre o Grande

Dennis Wepmann

Os Grandes Líderes - Alexandre o Grande

Plutarco

Alexandre e César

John Warry

As Campanhas de Alexandre 334-232 a.C.

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.