Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

Sólon de Atenas: a cidadania antiga

303 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Sólon de Atenas: a cidadania antiga, de Gilda Naécia Maciel de Barros
Informações técnicas

Autor: Gilda Naécia Maciel de Barros
Páginas: 180
Editora: FFLCH/USP
Primeira publicação: 1973
Ano da edição: 2020
Idioma: Português

Sinopse

O assunto tratado nessa obra foi objeto de pesquisas para a tese de doutoramento Sólon, uma Paideia para a Cidadania, apresentada à Faculdade de Educação da USP em 1973, mas mereceu, para a atual publicação, um reexame mais abrangente, tanto no que se refere à bibliografia quanto à forma. Assim, simplificamos o texto original, reelaborando-o, às vezes deixando de lado observações mais adequadas a um trabalho que visava, então, à obtenção de um grau acadêmico. Na verdade, com essa iniciativa, desejamos estimular uma reflexão específica sobre o tema "Cidadania e Educação", que, em nosso modo de ver, pode ser iluminada com a leitura dos autores antigos, a começar por Sólon, o ateniense.

Gilda Naécia Maciel de Barros

Gilda Naécia Maciel de Barros é doutora em Educação pela USP (1973). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1968) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1968) . Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo, nas áreas de História e Filosofia da Educação - Gradução e Pós-graduação. Membro do corpo editorial das Revistas Videtur (USP) e Notandum (USP) . Atua principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, filosofia da educação, antiguidade clássica, cultura grega, o pensamento de Platão, política e educação, pensamento antigo (Platão), pensamento moderno (J.J. Rousseau).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Atenas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.