Autor: A.J.Barker
Coleção: Batalhas da II Guerra Mundial
Páginas: 64
Editora: Ao Livro Técnico
Primeira publicação: 1981
Ano da edição: 1982
Idioma: Português
O ponto decisivo da virada na Guerra do Pacífico foi a batalha de Midway, combatida nos primeiros dias de junho de 1942. Embora hoje ninguém duvide que os americanos contiveram ali a onda de vitórias japonesas, não foi isto que na ocasião pareceu.
Os americanos e seus aliados tinham sofrido uma série de reveses que obrigaram os americanos a defender o Hawaí em Midway com apenas três porta-aviões, um dos quais, o Yorktown, passara recentemente por profundos reparos após danos recebidos na Batalha do Mar de Coral. Se os americanos perdessem Midway, o Havaí ficaria aberto à invasão japonesa, e a próxima linha de defesa seria o litoral californiano. Assim, a batalha de Midway foi um tudo-ou-nada dos dois lados para decidir a guerra no Pacífico rápida e decisivamente. A batalha de três dias foi feroz e terrível. O Yorktown foi afundado, como também o foram quatro porta-aviões japoneses. Ao término, o poder naval japonês não mais recuperou a iniciativa - a Guerra no Pacífico mudou definitivamente de rumo.
O livro A Batalha de Midway é narrada em toda a sua dramaticidade pelo renomado historiador militar, Tenente Cel. A. J. Barker, autor de 20 livros sobre a Segunda Guerra Mundial, ilustrado com desenhos técnicos, ilustrações em corte e mais de 100 fotografias.
A. J. Barker (1918-1981) foi coronel do exército britânico formado no Royal Military College em Shrivenham. Ele esteve em ação na Segunda Guerra Mundial na Somalilândia, Abissínia e Birmânia, Oriente Médio e Malásia. Ele se aposentou em 1958 e foi autor de vários livros de história militar.
Esse livro ainda não foi resenhado.