1,7 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Jérôme Carcopino
Título original: La Vie Quotidienne a Rome a l´apogée de L´empire
Coleção: A Vida Cotidiana
Páginas: 364
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1940
Ano da edição: 1990
Idioma: Português
Nós séculos 1 e 2 d.C., Roma, então capital de um mundo que ela parecia ter conquistado e pacificado para sempre, viveu sua época de maior opulência. No prestigioso cenário da cidade de mármore - imensa metrópole assolado pelos mesmos problemas das grandes cidades modernas - Jérôme Carcopino apresenta, como em um filme, as imagens dos principais momentos do dia dos romanos, tanto dos miseráveis que viviam de "pão e circo" quanto dos magnatas e dos próprios imperadores.
Recorrendo a fontes variadas e dotado de imensa sensibilidade para os detalhes, Carcopino reconstitui de modo vívido e emocionante um período crucial para a história do Ocidente, no qual o Império romano, no ápice de seu poderio, já começava a conviver com o desaparecimento de suas tradições e com o lento trabalho das forças da decadência.
Jérôme Carcopino (1881-1970) foi um historiador e escritor francês. Se formou em História na École Normale Supérieure, e se tornou professor da Sorbonne em 1920. Entre 1941 e 1942 ele foi Ministro da Educação e da Juventude do Governo da França de Vichy. Era especialista em História de Roma e publicou diversos livros sobre o tema.
Esse livro ainda não foi resenhado.