Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Piratas no Brasil As incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral

46 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Piratas no Brasil, de Jean Marcel Carvalho França, Sheila Hue
Informações técnicas

Autor: Jean Marcel Carvalho França, Sheila Hue
Páginas: 224
Editora: Globo Livros
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

Piratas no Brasil narra os mais importantes ataques piratas à costa brasileira. Os autores Jean Marcel Carvalho França e Sheila Hue contam com detalhes as aventuras dos principais corsários ingleses e franceses que saquearam o litoral de São Paulo, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. O livro é baseado em uma cuidadosa pesquisa histórica, escrito de forma leve e envolvente, como um romance de capa e espada.

Cada capítulo é dedicado à viagem de um corsário, são 4 no total.

  • Thomas Cavendish que, com o apoio da coroa britânica, desembarcou em Santos (1591).
  • James Lancaster que, anos depois, saqueou a capitania de Pernambuco (1595) em uma operação bem planejada que lhe rendeu muitas riquezas.
  • Jean-François Du Clerc, mais de um século depois, liderou franceses que insistiram em invadir o Rio de Janeiro por terra (1710).
  • René Duguay-Trouin, que aproveitou um denso nevoeiro para invadir a Baia de Guanabara (1711).


Piratas no Brasil é uma leitura prazerosa para quem deseja saber mais sobre a história do Brasil ou tem curiosidade sobre quem são estes homens que enfrentaram os mares e terras desconhecidas em busca de fortuna.

Historiador
Jean Marcel Carvalho França

Jean Marcel Carvalho França é professor Titular de História do Brasil na UNESP, onde se dedica ao ensino da Teoria e Filosofia da História e da História do Brasil dos períodos colonial e imperial. As suas publicações estão relacionadas à história da cultura e da literatura brasileiras dos períodos colonial e imperial, e à história da construção do Brasil na literatura de viagem produzida na Europa entre o século 16 e o início do século 19.

Sheila Hue

Sheila Moura Hue é doutora em Letras pela PUC (2002) e tem pós-doutorado na Faculdade de Letras da UFRJ (2009) e na USP (2021). Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, onde integra a equipe da edição crítica de Os Lusíadas. Entre outros livros, publicou recentemente "Carta de achamento do Brasil" Edição comentada (2021), "20 Sonetos - Luís de Camões. Edição comentada" (2018), "Ingleses no Brasil - Relatos de Viagem. 1526-1618" (2020). Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Estudos Camonianos, Relatos de Viagem e História do Livro.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.