Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

A Mesopotâmia

Livros > Mesopotâmia  |  1,3 mil visualizações

Capa do livro A Mesopotâmia, de Marcelo Rede
Autor: Marcelo Rede
Coleção: Que História é Essa?
Páginas: 48
Editora: Saraiva
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse:

Obra de introdução. Utilizando documentos escritos e arqueológicos, o renomado professor Marcelo Rede reconstrói a trajetória e o cotidiano dos povos da antiga Mesopotâmia. O mundo dos sumérios, babilônios e assírios revela-se ao leitor, que acompanha a formação social e econômica, as relações políticas, a cultura e o modo de vida desses povos, num texto fascinante e acessível.


Análise do livro

REDE, Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 2014.

A Mesopotâmia é uma obra introdutória escrita pelo historiador Marcelo Rede, sobre a civilização que se desenvolveu na região do rio Tigre e Eufrates entre 3000 e 539 a.C.. A Mesopotâmia foi uma das primeiras civilizações organizadas do mundo a desenvolver um sistema de governo, cidades, rotas comerciais, artesanato voltado para o comércio, técnicas agrícolas avançadas e, o mais importante, sistemas jurídicos para lidar com os conflitos inerentes a uma sociedade organizada.

Esta, infelizmente, é uma obra voltada para o público infanto-juvenil. Não há realmente nenhuma novidade para o público adulto e para qualquer pessoa que já tenha um conhecimento mínimo sobre essa civilização. Em uma passagem inicial o autor até chega a explicar o que significa a sigla a.C. (antes de Cristo). Esse é o nível da obra, total iniciante.

É realmente um pena, pois parece um grande potencial desperdiçado. Marcelo Rede é um grande especialista no tema e poderia produzir conteúdos de mais qualidades, mas infelizmente ficou restringido pelas limitações da série (Que História é esta?) que apresenta livros muito curtos para um público mais jovem. Para os interessados em textos mais complexos do autor, há uma boa quantidade de PDFs gratuitos na conta dele no site Academia.edu.

Li esse livro porque estou começando a reler e fazer anotações de obras sobre a Mesopotâmia. Nas próximas semanas irei trazer resenhas e anotações de obras mais completas, voltadas para um público mais especializado.

Nessa página você ainda encontra outras informações que lhe permitirão ter uma visão mais completa da obra: acima dessa resenha você verá o link para fotos da obra. O livro está disponível na Library Genesis, ou pode ser comprado pesquisando pelos links que disponibilizamos logo acima.

Resenha publicada em 10/05/2022.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 35 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Marcelo Rede

Professor de História Antiga da USP. Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1988), com mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), Diploma de Estudos Aprofundados (2000) e doutorado (2004) em História Antiga (Assiriologia) pela Université de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Realizou estágio em epigrafia cuneiforme no Museu do Louvre, entre 1999 e 2002, publicando os documentos inéditos do sítio de Tell Senkereh (Larsa). Fez estudos de sumério, acadiano e arqueologia oriental na École du Louvre e na École Pratique des Hautes Études (Paris). Entre 1992 e 2008, foi professor da Universidade Federal Fluminense. É Membro Estrangeiro do Laboratório HAROC do CNRS francês (Histoire et Archéologie de l'Orient Cunéiforme) e foi e coordenador do LAOP (Laboratório do Antigo Oriente-Próximo), entre 2011 e 2015.

Historiador(a)

Mais livros sobre Mesopotâmia

Emanuel Bouzon

As Cartas de Hammurabi

Jair Lot Vieira (supervisão)

Código de Hamurábi; Código de Manu (livros oitavo e nono); Lei das XII tábuas

Emanuel Bouzon

O Código de Hammurabi

Olavo Leonel Ferreira

Mesopotâmia - O amanhecer da civilização

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar