Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Não vendemos livros!

No Começo Eram os Deuses

Livros > Mesopotâmia  |  140 visualizações

Salvo nos favoritos
Capa do livro No Começo Eram os Deuses, de Jean Bottéro
Autor: Jean Bottéro
Título original: Au commencement étaient les dieux
Páginas: 309
Editora: Civilização Brasileira
Primeira publicação: 2004
Ano da edição: 2011
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

No começo eram os deuses revela diversos aspectos da longínqua cultura mesopotâmica. Considerada o berço da civilização. a Mesopotâmia abrigou impérios responsáveis pela invenção da escrita e de grande influência nos destinos dos povos gregos e egípcios. Nesta coletânea de ensaios. o historiador francês Jean Bottéro cria um admirável retrato dos primórdios do nosso tempo. fundamental para o entendimento de diversas nuances da Civilização ocidental.

"Por trás desta ressurreição de um mundo. precisa e por vezes miraculosa. nos lembra a cada instante que devemos desconfiar de todas as coisas. até mesmo dos nossos pensamentos e da história. sobretudo quando ela faz entrarem em cena nacionalismos brutais. que buscam sua fonte. e a razão de sua supremacia. em uma lendária antiguidade". analisa Jean-Claude Carriére. amigo do historiador e responsável pelo prefácio do livro. Bottéro aborda aspectos pouco estudados destas antigas sociedades.
A culinária. o amor. os direitos das mulheres. entre outros ganham o olhar arguto do autor. O historiador inova ao relatar a relação que os babilônios tinham com o sexo e descreve as prostitutas da época.

O historiador ainda analisa a noção de pecado e o conceito de divino no mundo antigo. o estudo da medicina e da astrologia. Ele também investiga como eram realizadas tarefas do cotidiano e a produção de artigos para consumo. O cuidado com os jardins. a produção de vinho e cerveja. a elaboração de livros entre outras tarefas são reveladas por Bottéro. que dedicou sua vida ao estudo destas sociedades antigas.


Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Jean Bottéro

Jean Bottéro (1914-2007) foi um historiador francês. Ele era um assiriólogo e renomado especialista no Antigo Oriente Médio. De 1947 a 1958, foi pesquisador do CNRS e participou de escavações no Oriente Médio antes de se tornar diretor de estudos na École Pratique des Hautes Etudes em Paris (Seção ciências filosóficas e históricas, professor de Assiriologia).

Historiador(a)

Mais livros sobre Mesopotâmia

Sabatino Moscati

Como reconhecer a Arte Mesopotâmica

Mario Liverani

Antigo Oriente

Anônimo

A Epopéia de Gilgamesh

Samuel Noah Kramer

Mesopotâmia: O Berço da Civilização

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL