Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

História do Brasil Nação 4 - Olhando Para Dentro: 1930-1964

709 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História do Brasil Nação 4 - Olhando Para Dentro: 1930-1964, de Angela de Castro Gomes (coordenação)
Informações técnicas

Autor: Angela de Castro Gomes (coordenação)
Coleção: História do Brasil Nação
Páginas: 312
Editora: Objetiva
Ano da edição: 2013
Idioma: Português

Sinopse

De 1930 a 1964 o Brasil mudou profundamente, tendo como marco inicial a Revolução de 1930 e o desfecho, o Golpe de 1964. Nesses 34 anos, o país passou pelo Estado Novo de Vargas, a Segunda Guerra Mundial, Dutra, o suicídio de Vargas, o desenvolvimentismo de JK, a inauguração de Brasília, a renúncia de Jânio Quadros, as reformas de base de João Goulart.

Em meio a figuras públicas como Getúlio Vargas, Plínio Salgado, Luís Carlos Prestes, Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, a vida política no Brasil esteve ligada a reviravoltas e à ascensão tanto da esquerda quanto da direita. Mas não somente a política determinou essas três décadas: do estímulo às reformas econômicas à transição demográfica, passando pela popularização da arte e da música brasileiras, o país deu um firme passo para a modernização ainda que mantivesse muitas de suas contradições.

A coordenação da obra é de Angela de Castro Gomes, mas o livro também conta com textos de Boris Fausto, Letícia Pinheiro, Marcelo de Paiva Abreu e Eliana de Freitas Dutra.

Historiador
Angela de Castro Gomes

Angela de Castro Gomes é mestra e doutora em Ciência política pelo IUPERJ e pesquisadora do CNPQ. É professora titular do departamento de História do Brasil da UFF e foi professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas. É autora de diversos livros sobre o trabalhismo, a cidadania e os direitos do trabalho.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil República
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.