História do Brasil Nação - Vol.4 - Olhando Para Dentro: 1930-1964

Livros > Brasil República  |  56 visualizações

Capa do livro História do Brasil Nação - Vol.4 - Olhando Para Dentro: 1930-1964, de Angela de Castro Gomes (coordenação)
Autor: Angela de Castro Gomes (coordenação)
Páginas: 312
Editora: Objetiva
Ano da edição: 2013
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

De 1930 a 1964 o Brasil mudou profundamente, tendo como marco inicial a Revolução de 1930 e o desfecho, o Golpe de 1964. Nesses 34 anos, o país passou pelo Estado Novo de Vargas, a Segunda Guerra Mundial, Dutra, o suicídio de Vargas, o desenvolvimentismo de JK, a inauguração de Brasília, a renúncia de Jânio Quadros, as reformas de base de João Goulart.

Em meio a figuras públicas como Getúlio Vargas, Plínio Salgado, Luís Carlos Prestes, Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, a vida política no Brasil esteve ligada a reviravoltas e à ascensão tanto da esquerda quanto da direita. Mas não somente a política determinou essas três décadas: do estímulo às reformas econômicas à transição demográfica, passando pela popularização da arte e da música brasileiras, o país deu um firme passo para a modernização ainda que mantivesse muitas de suas contradições.

A coordenação da obra é de Angela de Castro Gomes, mas o livro também conta com textos de Boris Fausto, Letícia Pinheiro, Marcelo de Paiva Abreu e Eliana de Freitas Dutra.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Angela de Castro Gomes

Angela de Castro Gomes é mestra e doutora em Ciência política pelo IUPERJ e pesquisadora do CNPQ. É professora titular do departamento de História do Brasil da UFF e foi professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas. É autora de diversos livros sobre o trabalhismo, a cidadania e os direitos do trabalho.

Historiador(a)

Mais livros sobre Brasil República

Elmar Bones

A Espada de Floriano

Luiz Roberto Lopez

História do Brasil Contemporâneo

Laurentino Gomes

1889

Hélio Silva

1945: Porque depuseram Vargas

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.