História do Brasil Nação - Vol.5 - Modernização, Ditadura e Democracia: 1964-2010

Livros > Brasil República  |  85 visualizações

Capa do livro História do Brasil Nação - Vol.5 -  Modernização, Ditadura e Democracia: 1964-2010, de Daniel Araão Reis (coordenação)
Autor: Daniel Araão Reis (coordenação)
Páginas: 320
Editora: Objetiva
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

O início dos anos 1960 foi um divisor de águas na história do Brasil. A sociedade brasileira se viu dividida entre dois modelos opostos. De um lado, um projeto reformista revolucionário. De outro, o medo da revolução social e do caos. Prevaleceu a opção conservadora e instaurou-se no país uma Ditadura civil-militar. De lá para cá, muita coisa mudou, mas o legado de sucessivos governos autoritários ainda permanece em variados aspectos de nossa sociedade. A redemocratização, iniciada nos anos 1980, ampliou a cidadania sem que o Estado perdesse o protagonismo. Os anos 2000, embora não tenham resolvido nossas tantas desigualdades sociais, promoveram o encontro das classes populares com o país e seus símbolos.

A coordenação da obra é de Daniel Aarão Reis Filho, mas o livro também conta com textos de Herbert S.Klein, Francisco Vidal Luna, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Paul Singer e Marcelo Ridenti.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Daniel Aarão Reis Filho

Daniel Aarão Reis Filho nasceu em 1946 e é um historiador brasileiro e professor titular de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense. Publicou diversos livros e artigos sobre a história da esquerda no Brasil e sobre a história da experiência socialista no século 20.

Veja outros livros desse autor (2)
Historiador(a)

Mais livros sobre Brasil República

Laurentino Gomes

1889

Domingos Meirelles

As Noites das Grandes Fogueiras

Hélio Silva

1945: Porque depuseram Vargas

Lira Neto

Getúlio 1930-1945

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.