1,3 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Daniel Araão Reis (coordenação)
Coleção: História do Brasil Nação
Páginas: 320
Editora: Objetiva
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
O início dos anos 1960 foi um divisor de águas na história do Brasil. A sociedade brasileira se viu dividida entre dois modelos opostos. De um lado, um projeto reformista revolucionário. De outro, o medo da revolução social e do caos. Prevaleceu a opção conservadora e instaurou-se no país uma Ditadura civil-militar. De lá para cá, muita coisa mudou, mas o legado de sucessivos governos autoritários ainda permanece em variados aspectos de nossa sociedade. A redemocratização, iniciada nos anos 1980, ampliou a cidadania sem que o Estado perdesse o protagonismo. Os anos 2000, embora não tenham resolvido nossas tantas desigualdades sociais, promoveram o encontro das classes populares com o país e seus símbolos.
A coordenação da obra é de Daniel Aarão Reis Filho, mas o livro também conta com textos de Herbert S.Klein, Francisco Vidal Luna, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Paul Singer e Marcelo Ridenti.
Daniel Aarão Reis Filho nasceu em 1946 e é um historiador brasileiro e professor titular de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense. Publicou diversos livros e artigos sobre a história da esquerda no Brasil e sobre a história da experiência socialista no século 20.
Esse livro ainda não foi resenhado.