Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial

(1777-1808)

Livros > Brasil Colônia  |  337 visualizações

Capa do livro Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial, de Fernando A. Novais
Autor: Fernando A. Novais
Páginas: 417
Editora: Hucitec
Primeira publicação: 1979
Ano da edição: 2001
Idioma: Português

Sinopse:

Clássico da historiografia brasileira, publicado originalmente em 1979, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial situa a colonização do Brasil como parte complementar das economias centrais na expansão do capitalismo comercial, criando uma estrutura sócio-econômica específica, baseada na monocultura e no escravismo. No final do século XVIII, no entanto, o sistema entra em crise, quando o capitalismo comercial se esgota nos países centrais para se transmutar em capitalismo industrial, dinâmica contraditória que estará na base da formação do Brasil como nação independente.


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Fernando A. Novais

Fernando Antônio Novais é um historiador, professor e escritor paulista nascido em Guararema em 1933. Graduou-se em História em 1958, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela mesma instituição, começou o que seria sua tese de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), defendida em 1973. Foi professor da USP e da Unicamp. Foi o organizador geral da coleção História da vida privada no Brasil. Suas duas obras mais famosas são Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial (séculos XVI-XVIII) e Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808).

Veja outros livros desse autor (+ 5)
Historiador(a)

Mais livros sobre Brasil Colônia

Luiz Carlos Villalta

1789-1808: O império luso-brasileiro e os Brasis

Eduardo Bueno

Capitães do Brasil

Edgard Luiz de Barros

Os Sonhadores de Vila Rica

Evaldo Cabral de Mello

Um imenso Portugal

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar