Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808)

827 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial, de Fernando A. Novais
Informações técnicas

Autor: Fernando A. Novais
Coleção: Estudos Históricos
Páginas: 417
Editora: Hucitec
Primeira publicação: 1979
Ano da edição: 2001
Idioma: Português

Sinopse

Clássico da historiografia brasileira, publicado originalmente em 1979, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial situa a colonização do Brasil como parte complementar das economias centrais na expansão do capitalismo comercial, criando uma estrutura sócio-econômica específica, baseada na monocultura e no escravismo. No final do século XVIII, no entanto, o sistema entra em crise, quando o capitalismo comercial se esgota nos países centrais para se transmutar em capitalismo industrial, dinâmica contraditória que estará na base da formação do Brasil como nação independente.

Historiador
Fernando A. Novais

Fernando Antônio Novais é um historiador, professor e escritor paulista nascido em Guararema em 1933. Graduou-se em História em 1958, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela mesma instituição, começou o que seria sua tese de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), defendida em 1973. Foi professor da USP e da Unicamp. Foi o organizador geral da coleção História da vida privada no Brasil. Suas duas obras mais famosas são Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial (séculos XVI-XVIII) e Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.