Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Diálogos das grandezas do Brasil

399 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Diálogos das grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão
Informações técnicas

Autor: Ambrósio Fernandes Brandão
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 332
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: Século 16
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

Nesta obra, Ambrósio Fernandes Brandão trata da colônia portuguesa na América: sua geografia, os indígenas, os engenhos, o comércio com a Coroa, a escassa mas persistente presença de homens que se aventuravam pela terra ignota. Cristão-novo perseguido pela Inquisição, Brandão estabeleceu-se na Paraíba, onde escreveu este Diálogo das grandezas do Brasil e onde também foi senhor de engenho, além de “um dos feitores ou escrivães de Bento Dias Santiago de Pernambuco e Itamaracá”. Capistrano de Abreu, a quem se deve a comprovação da autoria da obra, deu relevo à cultura humanística e científica de Brandão. O volume traz ainda as introduções de Jaime Cortesão, Afrânio Peixoto, Capistrano de Abreu e Rodolfo Garcia.

Fonte primária
Ambrósio Fernandes Brandão

Ambrósio Fernandes Brandão (1555-1618) foi um senhor de engenho e escritor português, que viveu no Brasil Colonial entre os séculos 16 e 17 e deixou a célebre obra Diálogos das grandezas do Brasil, na qual narra sua estada em terras brasileiras. Cristão-novo perseguido pela Inquisição, Brandão estabeleceu-se na Paraíba, onde escreveu esses diálogos e onde também foi senhor de engenho, além de um dos feitores ou escrivães de Bento Dias Santiago de Pernambuco e Itamaracá.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Relatos de viajantes pelo Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.