Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

No tempo dos Bandeirantes Com desenhos do autor

606 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro No tempo dos Bandeirantes, de Belmonte
Informações técnicas

Autor: Belmonte
Páginas: 231
Editora: Melhoramentos
Primeira publicação: 1939
Ano da edição:
Idioma: Português

Sinopse

O caricaturista e ilustrador Belmonte também dedicou-se à crônica e à história, lá com o mesmo humor, aqui com saber e honestos cuidados de pesquisador profundo e minudente. Empolgaram-no especialmente os ciclos bandeirantes, que descreveu e ilustrou com entusiasmo e amor. Mas sentiu toda a história de Piratininga, desde João Ramalho, Anchieta e Tibiriçá, rememorando-a episódio por episódio tanto com a pena como com o lápis, em páginas de estudo e de evocação que ressuscitam o passado e são a biografia da pequenina aldeia que agigantou o Brasil até o Prata e até os Andes.

Este livro, «No tempo dos Bandeirantes », de que já se esgotaram três edições, é a reconstituição ao mesmo tempo artística e escrupulosa da fase heróica de Piratininga, nos seus bastidores, por dentro. Nela os nossos avós comparecem a nossos olhos com seus trajos, seus utensílios, suas habitações, suas armas e suas lutas, em usos e costumes que as crônicas e os desenhos fotografam vividamente, como se houvéssemos retrogradado nos séculos e percorrêssemos agora as vielas e a sociedade da aldeia que foi a forja mestra da nacionalidade.

Belmonte brilhará em eternas luzes como caricaturista e ilustrador, mas não se ofuscará o historiador que somou a arte ao saber para perpetuar, nos dias escuros e opacos, os dias luminosos, gloriosamente solares, da nossa Piratininga.

Benedito Carneiro Bastos Barreto

Benedito Carneiro Bastos Barreto (1896-1947), mais conhecido como Belmonte, foi um caricaturista, pintor, cartunista, cronista, escritor e ilustrador brasileiro. Na década de 1930 e 1940, publicou ao menos 450 ilustrações satirizando Hitler e os nazistas. Além de álbuns de caricatura, escreveu também crônicas e contos humorísticos e estudos históricos. Foi um dos melhores ilustradores das obras infantis de Monteiro Lobato.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Bandeirantes
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.