650 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Belmonte
Páginas: 231
Editora: Melhoramentos
Primeira publicação: 1939
Ano da edição:
Idioma: Português
O caricaturista e ilustrador Belmonte também dedicou-se à crônica e à história, lá com o mesmo humor, aqui com saber e honestos cuidados de pesquisador profundo e minudente. Empolgaram-no especialmente os ciclos bandeirantes, que descreveu e ilustrou com entusiasmo e amor. Mas sentiu toda a história de Piratininga, desde João Ramalho, Anchieta e Tibiriçá, rememorando-a episódio por episódio tanto com a pena como com o lápis, em páginas de estudo e de evocação que ressuscitam o passado e são a biografia da pequenina aldeia que agigantou o Brasil até o Prata e até os Andes.
Este livro, «No tempo dos Bandeirantes », de que já se esgotaram três edições, é a reconstituição ao mesmo tempo artística e escrupulosa da fase heróica de Piratininga, nos seus bastidores, por dentro. Nela os nossos avós comparecem a nossos olhos com seus trajos, seus utensílios, suas habitações, suas armas e suas lutas, em usos e costumes que as crônicas e os desenhos fotografam vividamente, como se houvéssemos retrogradado nos séculos e percorrêssemos agora as vielas e a sociedade da aldeia que foi a forja mestra da nacionalidade.
Belmonte brilhará em eternas luzes como caricaturista e ilustrador, mas não se ofuscará o historiador que somou a arte ao saber para perpetuar, nos dias escuros e opacos, os dias luminosos, gloriosamente solares, da nossa Piratininga.
Benedito Carneiro Bastos Barreto (1896-1947), mais conhecido como Belmonte, foi um caricaturista, pintor, cartunista, cronista, escritor e ilustrador brasileiro. Na década de 1930 e 1940, publicou ao menos 450 ilustrações satirizando Hitler e os nazistas. Além de álbuns de caricatura, escreveu também crônicas e contos humorísticos e estudos históricos. Foi um dos melhores ilustradores das obras infantis de Monteiro Lobato.
Esse livro ainda não foi resenhado.