Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Vida e Morte do Bandeirante

381 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Vida e Morte do Bandeirante, de Alcântara Machado
Informações técnicas

Autor: Alcântara Machado
Páginas: 228
Editora: Fundação Darcy Ribeiro
Primeira publicação: 1929
Ano da edição: 2013
Idioma: Português

Sinopse

"É um livro escrito com microscópio, diz a historiadora Laura de Mello e Souza. Publicado em 1929, se apóia em cerca de 400 inventários paulistas (de 1578 A 1700) para "traçar um quadro do cotidiano de São Paulo, fortunas, habitat, mobílias, baixelas, roupas, costumes, crenças, instituições". E mostra o jeito de viver dos bandeirantes em suas expedições. E, com isso, os horrores da escravidão dos índios: "Jungidos uns aos outros, presos pelo pescoço às gargalheiras, que os cadeados reforçam, é assim que se arrastam, semanas e meses a fio, em demanda do povoado, os índios arrancados para o cativeiro à tabas e reduções", escreveu o autor".

José de Alcântara Machado

José de Alcântara Machado de Oliveira (1875-1941) foi um jurista, escritor, professor e político brasileiro. Se tornou membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1933. Alcântara Machado foi professor e diretor da tradicional Faculdade de Direito de São Paulo onde lecionou Medicina Legal. A pedido do governo federal, redigiu o projeto de Código Penal brasileiro de 1940, inspirado no Código Penal italiano. Escreveu livros sobre aspectos diversos do Direito mas sua principal obra não é jurídica e sim de história. Trata-se do trabalho editado em 1929, com sucessivas reedições, intitulado Vida e morte do Bandeirante.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Bandeirantes
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.