Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Bandeirantismo: verso e reverso

341 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Bandeirantismo: verso e reverso, de Carlos Davidoff
Informações técnicas

Autor: Carlos Davidoff
Coleção: Tudo é História
Páginas: 99
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1982
Idioma: Português

Sinopse

Para boa parte das pessoas, o tema Entradas e Bandeirantes provavelmente ainda evoca a imagem dos heróis paulistas do século XVII, dos 'construtores épicos do Brasil', dos 'aventureiros' que expandiram as fronteiras e em cujo rastro se fez a ocupação do interior e dos sertões. De modo que a historiografia oficial construiu essa imagem do bandeirante herói, ocultando a trilha de violência que se fazia à sua passagem, sobretudo nas práticas ligadas à caça e à escravização dos índios.

Historiador
Carlos Henrique Davidoff

Carlos Henrique Davidoff é bacharel em História pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Foi aluno de doutorado do curso de pós-graduação do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Glasgow, Escócia. Em 1975-1976, foi professor de Teoria Política da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Atualmente é professor de Sociologia da Universidade Estadual Paulista – Unesp, e membro da Comissão Editorial da revista Perspectivas, de Ciências Sociais, da mesma universidade.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Mineração no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.