Autor: Sérgio Buarque de Holanda
Páginas: 301
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1957
Ano da edição: 1994
Idioma: Português
Caminhos e fronteiras é a história da lenta ocupação territorial promovida pelos bandeirantes. História dos processos e procedimentos desta empresa, nela Sérgio Buarque de Holanda descreve técnicas e práticas cotidianas - de caça e coleta, de lavoura, de viagem, de vestimenta. Detendo-se em dados referentes à mentalidade dos paulistas, aponta a maneira específica como estes foram levados a amalgamar a experiência indígena a seus interesses específicos. Com isso, as vastas transformações ocorridas no país até o século XIX adquirem o contorno das coisas vividas.
Caminhos e fronteiras, como tantas outras obras do autor - Raízes do Brasil, Visão do paraíso, Monções -, está entre o que de melhor já se produziu como História do Brasil.
Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) foi um dos mais importantes historiadores brasileiros. Foi também crítico literário e jornalista; é autor dos livros: Visão do Paraíso, O Homem cordial, Caminhos e Fronteiras, Monções, entre outros. Também é pai dos músicos Chico Buarque, Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque.
Esse livro ainda não foi resenhado.