Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Monções e Capítulos de Expansão Paulista Obra em 2 volumes

324 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Monções e Capítulos de Expansão Paulista, de Sérgio Buarque de Holanda
Informações técnicas

Autor: Sérgio Buarque de Holanda
Páginas: 624
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1945-1948
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

Monções, volume publicado originalmente em 1945, trata das expedições portuguesas ao interior da Colônia por rios do Sudeste e do Centro-Oeste. Aqui, com grande talento narrativo e habilidade ímpar de compreensão histórica, o autor reconstitui o processo de adaptação dos portugueses ao território americano de forma original, a partir de descrições palpáveis da áspera empreitada colonial.

Em sua quarta edição, o livro é publicado ao lado de coletânea de organização inédita, Capítulos de expansão paulista - cujo título (inspirado em Capistrano de Abreu) dá continuidade à série dos escritos inacabados do historiador paulista, tais como Capítulos de literatura colonial e Capítulos de história do Império. Esta reúne “fragmentos” do projeto idealizado por Buarque de Holanda de reescrever e ampliar Monções com novas informações que recolhera ao longo de pesquisas feitas em Cuiabá e Lisboa, e portanto lhe serve de complemento perfeito. A hipótese da tentativa de “reescritura” de Monções, fato novo e instigante nos estudos sobre Sérgio Buarque, é ancorada em pesquisas desenvolvidas pelos organizadores, nas quais tiveram acesso a documentos inéditos.

Historiador
Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) foi um dos mais importantes historiadores brasileiros. Foi também crítico literário e jornalista; é autor dos livros: Visão do Paraíso, O Homem cordial, Caminhos e Fronteiras, Monções, entre outros. Também é pai dos músicos Chico Buarque, Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Bandeirantes
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.