576 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Walter Raleigh, Eduardo San Martin
Título original: The Discovery of Guiana
Páginas: 222
Editora: Artes e Ofícios
Primeira publicação: 1596
Ano da edição: 2002
Idioma: Português
Poeta, historiador, soldado, pirata, explorador, parlamentar, cortesão, agricultor, preso político, herói nacional e inimigo público, o autor deste relato é uma das figuras mais controvertidas da Renascença inglesa no reinado de Elizabeth I. Embrenhado na selva amazônica durante um mês, apenas com barcas e botes a remo, chegou a um lugar remoto cujas riquezas não satisfaziam a avidez da corte. Para a rainha a aventura inóspita do pirata e aventureiro Walter Raleigh não passava de uma jogada autopromocional. Para o público leitor, foram necessárias duas edições no mesmo ano e - absolutamente assombroso naqueles tempos - um milhão de cópias.
Sir Walter Raleigh (1552 ou 1554-1618) foi um explorador, corsário, espião, escritor e poeta britânico. Entre 1584 e 1585 fundou, na ilha de Roanoke, o primeiro núcleo de colonização inglesa na América do Norte. Raleigh esteve na costa do Brasil quando comandava uma companhia de comércio de escravos e especiarias, além de produtos coletados da floresta amazônica. Em 1616 Raleigh foi aprisionado por Jaime I da Inglaterra a pedido do embaixador espanhol, vindo a ser decapitado,
Eduardo San Martin é escritor e jornalista profissional . Gaúcho, mora fora do Brasil há mais de 30 anos. Em Londres, foi produtor do BBC World Service, correspondente dos jornais O Globo e Diário do Sul. Trabalhou para O Globo em Lisboa e Nova York. Nos Estados Unidos, foi correspondente da agência RBS (Zero Hora, Diário Catarinense, Pioneiro) e information officer da ONU (Organização das Nações Unidas). Mora em Manhattan. É autor de diversas obras sobre piratas e sobre o período das descobertas no século 16.
Esse livro ainda não foi resenhado.