Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Idade Moderna

A Igreja Militante e a Expansão Ibérica 1440-1770

194 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Igreja Militante e a Expansão Ibérica, de Charles R. Boxer
Informações técnicas

Autor: Charles R. Boxer
Título original: The Church Militant and Iberian Expansion: 1440-1770
Páginas: 183
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1978
Ano da edição: 2007
Idioma: Português

Sinopse

Um dos principais focos do estudo de Charles Boxer são as contradições internas da Igreja católica durante o expansionismo ibérico. Elas se refletem não apenas nos atritos entre ordens religiosas (jesuítas, dominicanos, franciscanos, agostinianos), mas também entre estas e o clero secular, bem como entre as orientações do Vaticano e a realidade enfrentada pelos missionários.

Mas a atenção do historiador se volta também para a quantidade e, principalmente, a qualidade das conversões em locais tão díspares quanto o Peru e as Filipinas, Angola e o Camboja. As relações entre a fé imposta e as crenças locais (do xintoísmo japonês ao culto inca, passando pelo hinduísmo e pelas religiões africanas) enfrentaram graus variados de resistência e tiveram como decorrência inúmeras formas de sincretismo.

É esse processo multiforme, responsável em grande parte pela configuração do mundo moderno, que o autor esmiúça com erudição e elegância, fundamentado numa vasta pesquisa de fontes, sobretudo dos documentos produzidos pelos próprios missionários, célebres ou anônimos, lançados nessa fecunda e fascinante aventura humana.

Historiador
Charles R. Boxer

Charles Ralph Boxer (1904-2000) foi um historiador britânico, notável conhecedor da história colonial portuguesa e holandesa. Foi major, chefe do serviço secreto britânico em Hong Kong, historiador, bibliófilo e professor de civilização portuguesa na London University. Escreveu, entre outros livros, O Império colonial português (1415-1825), A Idade De Ouro Do Brasil, Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola 1602-1686, Relações raciais no império colonial português e A mulher na expansão ultramarina ibérica.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Expansão marítima
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.