Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Getulismo e Trabalhismo

412 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Getulismo e Trabalhismo, de Angela de Castro Gomes, Maria Celina D'Araujo
Informações técnicas

Autor: Angela de Castro Gomes, Maria Celina D'Araujo
Coleção: Série Princípios
Páginas: 88
Editora: Ática
Ano da edição: 1989
Idioma: Português

Sinopse

Getulismo e trabalhismo são fenômenos políticos que marcaram profundamente nossa história recente e que na maior parte das vezes são percebidos como sinônimos. Esta associação não é um fato arbitrário ou aleatório. Reflete o impacto da política social e sindical de Getúlio Vargas sobre os trabalhadores e especialmente sobre a organização do movimento sindical. Este livro examina a trajetória e as tensões do trabalhismo getulista desde a redemocratização de 1945 até o suicídio de Vargas e elege como eixo de análise o Partido Trabalhista Brasileiro.

Historiador
Angela de Castro Gomes

Angela de Castro Gomes é mestra e doutora em Ciência política pelo IUPERJ e pesquisadora do CNPQ. É professora titular do departamento de História do Brasil da UFF e foi professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas. É autora de diversos livros sobre o trabalhismo, a cidadania e os direitos do trabalho.

Cientista político
Maria Celina D’Araújo

Doutora e mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (1989 e 1981) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1975). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora e professora titular do Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas - RJ, professora da Universidade Federal Fluminense e professora visitante em algumas universidades do Brasil e do exterior. Tem trabalhado nas seguintes áreas de pesquisa: militares e defesa, sindicatos, partidos políticos, Era Vargas, autoritarismo na América Latina, Justiça militar, elites e carreiras do Poder Executivo. Foi editora da Revista Estudos Históricos membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito e Sociologia de junho 2015 a julho 2017.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Era Vargas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.