Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Dom Pedro I Um herói sem nenhum caráter

264 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Dom Pedro I, de Isabel Lustosa
Informações técnicas

Autor: Isabel Lustosa
Coleção: Perfis Brasileiros
Páginas: 368
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 2006
Idioma: Português

Sinopse

Isabel Lustosa escreve que d. Pedro I “é o personagem mais fascinante da história do Brasil” ― impulsivo, desconfiado e vingativo, traiu amigos fiéis e foi implacável com os inimigos. Transitando entre o grande panorama da história brasileira e europeia no século XIX e o retrato íntimo de Pedro de Bragança e Bourbon, ela prova o seu ponto com verve e conhecimento de causa.

O primeiro imperador do Brasil teve uma trajetória marcada por contradições. Personalidade forte e intempestiva, à qual não faltava um grão de loucura, d. Pedro era capaz dos gestos mais grosseiros, até brutais, mas também das maiores delicadezas. A forma familiar com que tratava a todos causava espanto aos estrangeiros, porém agradava ao povo; seu talento musical fazia par com a habilidade do cavaleiro, capaz de percorrer o caminho entre Rio e São Paulo em tempo recorde. Nascido em Portugal, aderiu à causa dos brasileiros e fez a Independência; filho de um rei absolutista, foi sempre um homem de ideias liberais e deu constituições ao Brasil e a Portugal ― sem se desapegar da ideia de que ele continuava a ser o legítimo herdeiro da Coroa portuguesa. Com isto, lutou e se sacrificou para garantir que sua filha fosse coroada rainha de Portugal e seu filho, imperador do Brasil.

Cientista político
Isabel Lustosa

Isabel Idelzuite Lustosa da Costa é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), com mestrado (1991) e doutorado em Ciência Política (1997) pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (atual IESP/UERJ), sob a orientação de José Murilo de Carvalho. Sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro do Pen Club do Brasil, foi, por mais de trinta anos, pesquisadora titular do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, tendo trabalhado antes no Museu da República e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro (IPHAN). É especialista em história política e cultural brasileira com enfâse nos estudos sobre a imprensa.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Dom Pedro I
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.