Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Antônio Vieira

300 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Antônio Vieira, de Ronaldo Vainfas
Informações técnicas

Autor: Ronaldo Vainfas
Coleção: Perfis Brasileiros
Páginas: 352
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 2011
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

A nacionalidade do Padre Antônio Vieira (1608-97) costuma ser reivindicada por Brasil e Portugal com idêntico fervor patriótico. Não por acaso: o jesuíta, político, pregador e escritor seiscentista, nascido em Lisboa e falecido em Salvador da Bahia, é talvez o maior prosador da lusofonia em todos os tempos. Seus magníficos sermões, proferidos quase sempre acerca de eventos da época e destinados a plateias específicas, superaram a barreira dos séculos para se tornarem peças literárias imortais. Do mesmo modo, suas numerosas cartas - Vieira era assíduo correspondente de reis, aristocratas e outras figuras da Monarquia e da Igreja católica - constituem muito mais que meros registros históricos e biográficos. Contudo, a vida de Vieira continua envolta em mitos e imprecisões que o novo volume da coleção Perfis Brasileiros se dedica a desfazer e iluminar. O historiador Ronaldo Vainfas, especialista em história do Brasil colonial, reconstitui os momentos mais importantes da vida e da obra do autor com criteriosa atenção à intrincada política da época.

Historiador
Ronaldo Vainfas

Ronaldo Vainfas (Rio de Janeiro, 1956) é um historiador e professor brasileiro. É considerado um dos principais historiadores do país. Ele é licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), onde também fez o mestrado em História do Brasil (1983). Em 1988, concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Desde 1978, é um dos professores da Universidade Federal Fluminense, onde foi um dos coordenadores da reforma curricular de uma das principais graduações em História do Brasil, e desde 1994 é professor titular de História Moderna. Em 2007, concluiu o pós-doutorado na Universidade de Lisboa.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Igreja no período colonial
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.